Empresa lança plataforma de energia solar offshore para ajudar a substituir os combustíveis fosseis por energia limpa

energia solar energia limpa energia solar offshore Foto: solarduck

Empresa holandesa divulgou um vídeo mostrando a sua nova plataforma de energia solar offshore. A ideia é produzir energia em lugares onde o vento não é forte

O mundo está focado em buscar energias limpas e mais eficientes, baratas e que possam ser usadas na maior parte do planeta sem muitas limitações. Pensando nisso, um novo projeto está sendo desenvolvido na Holanda e promete revolucionar o mercado de energia solar offshore.  

Trata-se de uma plataforma flutuante que será rebocada até o mar aberto, para aproveitar o máximo possível a luz solar na geração de energia limpa. Chamada de “Demonstrator“, da empresa SolarDuck, a plataforma foi deslocada rio acima na Holanda para simular o estresse do mar aberto. Veja imagem abaixo. 

Foto: solarduck

O projeto foi pensado para ser usado em cidades e ilhas perto da Linha do Equador, onde não existe tanto vento para a produção de energia eólica. Por conta disto, o projeto está sendo desenvolvido para resistir a ventos de furacões. A plataforma de energia solar offshore também deve resistir a ondas de até 3 metros.  

Muitas cidades não possuem espaços suficientes para a instalação de parques de energia solar

O mundo está focado em usar cada vez menos energias não renováveis e, por conta disso, a energia solar é fundamental para a mudança energética de várias cidades ao redor do mundo. Entretanto, algumas metrópoles não possuem espaço em terra suficiente para a produção dessa energia limpa e fundamental. “Cidades como Hong Kong, Cingapura e outras ilhas estão sem terra”, disse a SolarDuck

Algumas cidades possuem espaço para produzir energia eólica, entretanto, não possuem vento suficiente. Além disso, usar os prédios e casas para a instalação de placas solares pode não ser tão viável em larga escala. Outro motivo importante para a as empresas preferirem energia solar à energia eólica, é porque é muito mais barato produzir energia solar. 

Plataforma de energia será 13 vezes maior

Se baseando no seu passado offshore, a empresa agora pretende construir uma plataforma para a produção de energia solar 13 vezes maior do que a atual.  

O CEO da SolarDuck, Koen Burgers, falou sobre o tema: “Nossa empresa é uma derivação do departamento de pesquisa do Damen Shipyards Group na Holanda, uma empresa que usa as melhores práticas da indústria para projetar uma solução confiável que é capaz de lidar com o ambiente marítimo hostil’’. 

Porém, um foco de preocupação da empresa é com a movimentação da água, onde é essencial evitar qualquer tipo de contato da água com os equipamentos elétricos. A plataforma flutuante offshore deverá ser construída no formato de triangulo, sendo esse o formato mais aconselhado para suportar as intempéries e ser mais eficiente.  

Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.
fwefwefwefwefwe