R$ 417 milhões serão investidos em dois parques eólicos no RN; 775 empregos serão gerados

Roberta Souza
por
-
05-03-2021 16:23:10
em Energia Renovável
Parques eólicos, empregos, RN Parque de energia eólica

O BNDES liberou para a Casa dos Ventos, crédito para construção de dois parques eólicos que somam 121,8 MW e irão gerar vários empregos no RN

O BNDES aprovou dois empréstimos para a Casa dos Ventos, destinados a construção de dois parques eólicos no Rio Grande do Norte (RN). O investimento será de 417 milhões de reais, com criação de 775 empregos diretos e indiretos. A capacidade instalada desses dois parques eólicos será de 121,8 MW, energia equivalente ao consumo de 242 mil residências.

Parques eólicos Rio do Vento:

Os empreendimentos fazem parte do Parques Eólicos que constituem o Rio do Vento, que já está em sua primeira fase em construção com 504MW e ultrapassará a marca de 1 GW quando totalmente comercializado, o que o torna um dos maiores parques eólicos do mundo.

A energia eólica gerada por esses dois novos parques no RN evitará que 1,3 milhão de toneladas de dióxido de carbono sejam emitidos e lançados a natureza. Para entender os benefícios da energia livre de poluição, pesquisas estimam que, para neutralizar essa quantidade de dióxido de carbono, seriam necessárias 9 milhões de árvores.

Aquisições de equipamentos:

Durante todo o processo do projeto de construção dos parques eólicos, quase três quartos dos recursos financiados pelo BNDES serão usados ​​na compra de aerogeradores nacionais – equipamentos que convertem energia eólica em elétrica. Outros investimentos envolverão a construção de engenharia civil, que irão gerar diversos empregos na região, sistemas eletromecânicos e linhas de transmissão relacionadas.

A estratégia de comercialização de energia da Rio do Vento prevê contratos de longo prazo no mercado livre de energia e pode considerar o estabelecimento de um sistema de autoprodução. Dessa forma, os compradores de energia do mercado livre têm a opção de adquirir ações e se tornarem sócios de empresas geradoras de energia. Além do mercado livre, cerca de 4% da energia é comercializada no mercado regulado.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe