MENU
Menu
Início Investimentos no mercado de energia renovável brasileiro já somam mais de 40 bilhões em menos de 08 anos

Investimentos no mercado de energia renovável brasileiro já somam mais de 40 bilhões em menos de 08 anos

3 de março de 2021 às 11:40
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Energia renovável - investimentos - mercado
Instalação de painel solar

O Brasil possui uma das matrizes elétricas mais limpas do mundo, com investimentos em energia renovável representando mais de 80% da capacidade de geração de energia no mercado do país.

O país é o 9 º maior mercado consumidor e produtor de energia renovável do mundo, com uma estrutura regulatória e legal competitiva e bem estabelecida no setor de energia, com investimentos e contratos de compra de energia de longo prazo (mais de 20 anos), incentivos registrados e um equilíbrio entre propriedade estatal e privada iniciativas setoriais.

Leia também

Oportunidades no mercado de energia renovável brasileiro

As oportunidades na indústria de energia renovável no Brasil vão do Mercado Regulado, com modelo de leilões bem-sucedido, ao Mercado Livre, modelo corporativo crescente e flexível de sourcing, que hoje corresponde a 30% da demanda de energia do Brasil.

É esperado um aumento de 1.000 TWh no consumo de eletricidade, o que vai gerar a necessidade de US $ 150 bilhões em investimentos em energias renováveis até 2050.

Favorecido pelo tamanho do país, abundância de recursos, políticas favoráveis e segurança jurídica, o Brasil se destaca como o 1º da América Latina e o 3º do mundo em participação das renováveis na matriz energética.

Mais do que isso, o mercado de energia renovável do Brasil é massivo: o país, em termos de geração e demanda de energia, é também o maior player da América Latina e se posiciona entre os dez maiores do mundo.

Destaques do mercado

A energia renovável representa mais de 80% da capacidade de geração de eletricidade do país – a 2ª no mundo. Estima-se que a geração de eletricidade por fontes eólicas e solares fotovoltaicas aumente para 150 GW até 2040, representando 44% da matriz brasileira

A produção de etanol cresceu 17% em relação a 2017, atingindo 32,3 bilhões de litros em 2018, novo recorde de produção.

Registro de rastreamento de investimentos

O Brasil atraiu cerca de US $ 20 bilhões em IED para energias renováveis de 2009 a 2018. 1 st receptor de IED em energias renováveis na América Latina 2009-2018 – 35,2%. 3 rd receptor de IED em energias renováveis no mundo 2009-2018 – 11,6%. O Brasil deve somar US $ 150 bilhões em investimentos em renováveis até 2050

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR