Investimentos no mercado de energia renovável brasileiro já somam mais de 40 bilhões em menos de 08 anos

Valdemar Medeiros
por
-
03-03-2021 11:40:34
em Energia Renovável
Energia renovável - investimentos - mercado Instalação de painel solar

O Brasil possui uma das matrizes elétricas mais limpas do mundo, com investimentos em energia renovável representando mais de 80% da capacidade de geração de energia no mercado do país.

O país é o 9 º maior mercado consumidor e produtor de energia renovável do mundo, com uma estrutura regulatória e legal competitiva e bem estabelecida no setor de energia, com investimentos e contratos de compra de energia de longo prazo (mais de 20 anos), incentivos registrados e um equilíbrio entre propriedade estatal e privada iniciativas setoriais.

Leia também

Oportunidades no mercado de energia renovável brasileiro

As oportunidades na indústria de energia renovável no Brasil vão do Mercado Regulado, com modelo de leilões bem-sucedido, ao Mercado Livre, modelo corporativo crescente e flexível de sourcing, que hoje corresponde a 30% da demanda de energia do Brasil.

É esperado um aumento de 1.000 TWh no consumo de eletricidade, o que vai gerar a necessidade de US $ 150 bilhões em investimentos em energias renováveis até 2050.

Favorecido pelo tamanho do país, abundância de recursos, políticas favoráveis e segurança jurídica, o Brasil se destaca como o 1º da América Latina e o 3º do mundo em participação das renováveis na matriz energética.

Mais do que isso, o mercado de energia renovável do Brasil é massivo: o país, em termos de geração e demanda de energia, é também o maior player da América Latina e se posiciona entre os dez maiores do mundo.

Destaques do mercado

A energia renovável representa mais de 80% da capacidade de geração de eletricidade do país – a 2ª no mundo. Estima-se que a geração de eletricidade por fontes eólicas e solares fotovoltaicas aumente para 150 GW até 2040, representando 44% da matriz brasileira

A produção de etanol cresceu 17% em relação a 2017, atingindo 32,3 bilhões de litros em 2018, novo recorde de produção.

Registro de rastreamento de investimentos

O Brasil atraiu cerca de US $ 20 bilhões em IED para energias renováveis de 2009 a 2018. 1 st receptor de IED em energias renováveis na América Latina 2009-2018 – 35,2%. 3 rd receptor de IED em energias renováveis no mundo 2009-2018 – 11,6%. O Brasil deve somar US $ 150 bilhões em investimentos em renováveis até 2050

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.