Fabricante de veículos da China apresenta carro elétrico capaz de limpar a poluição do ar enquanto corre nas ruas

Valdemar Medeiros
por
-
12-07-2021 11:49:14
em Logística e Transporte
China - carro elétrico - poluição - ar - Carro elétrico que despolui o ar – créditos: IM Motors/AIRO

A fabricante da China, IM Motors, está desenvolvendo um novo carro elétrico capaz de limpar a poluição do ar enquanto corre na estrada.

A montadora IM Motors apresentou seu carro elétrico, no GoodWood Festival of Speed, que foi produzido com o objetivo de eliminar a poluição do ar. A intenção da fabricante de veículos da China é iniciar a produção do veículo, conhecido como Airo, em 2023, por cerca de £ 40 mil (R$ 290 mil em conversão direta) e também tem planos de fabricar cerca de um milhão de unidades.

Leia também

Desenvolvedor do carro elétrico que despolui o ar se pronuncia

Futuro Mobilliy – Heatherwick Studio lança AIRO para IM Motors

O criador do veículo foi o designer britânico Thomas Heatherwick, que nunca havia projetado um carro antes. O profissional afirma que quando cresceu, os valores do design se manifestaram através de veículos, como o Ford Sierra dos anos 80.

Heatherwick ressalta que quando foi abordado pela IM Motors na China, afirmou que não era designer de automóveis e eles responderam: É por isso que queremos você.

O carro elétrico, que elimina a poluição do ar, possui um grande teto de vidro e o interior foi projetado para se assemelhar a uma sala, com cadeiras ajustáveis que podem se transformar em camas e uma mesa central destinada a refeições ou reuniões. O volante fica escondido no painel e o seu exterior é totalmente texturizado, com uma série de saliências e ondulações.

A inspiração do designer para o carro elétrico da China

AIRO – Créditos IM Motors/Divulgação

De acordo com Heatherwick, a pandemia criou uma crise de espaço e muitas pessoas que moram em apartamentos e casas, precisam de uma área maior. Com um bilhão de veículos no mundo, há espaço para eles se tornarem bens imóveis valiosos e podem se tornar um carro comum quando se está sendo dirigido.

A inspiração do designer foi em assentos de aviões de primeira classe, onde há a possibilidade de dormir, comer, trabalhar e se divertir. A ideia era não ser um carro-conceito, sendo assim a fabricante da China, ao lado do britânico, está focando tudo nas ideias que podem acontecer.

Como o carro elétrico da China pretende eliminar a poluição?

Segundo o designer, as montadoras estão focadas em veículos elétricos, mas um novo carro não deve ter apenas um visual inovador. A grade frontal do Airo será equipada com um filtro de ar que coletará uma bola de tênis de poluição por ano. Pode até não parecer muito, mas o que é retirado do ar é aquilo que vai para os pulmões da população.  

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.