Startup de energia solar do Chile cria sistema capaz de gerar água usando ar

Valdemar Medeiros
por
-
07-04-2021 18:00:38
em Energia Renovável
Startup - Chile - energia solar painel de energia solar retém agua do ar – Fonte: Jornalchile

Startup do Chile cria um sistema que tem capacidade de gerar dez mil litros de água por mês a partir do ar e da energia solar

A Startup do Chile que criou o sistema de energia solar é voltada para a instalação e desenvolvimento de energias renováveis, que atua em cinco países da região. Em 2019, eles deram um novo passo e desenvolveram uma nova fonte de água pensando na escassez de água. Em 2016, os irmãos Andrés e Horacio Vásquez, acompanhados de Catalina Kissling, fundaram a Startup Lader Energy, com o objetivo de combater as mudanças climáticas.

Leia também

Após procurar diversas maneiras para produzir água sem pegada hídrica ou de carbono, a startup do Chile criou um sistema nos Estados Unidos. E este ano com um investimento de US$ 250 mil, eles criaram sua própria tecnologia “AWA”, e construíram uma estação de água por via aérea em San Fernando, na região de O’Higgins.

Pronunciamento do Diretor da startup do Chile

Gerador que produz água do ar

Andrés Vásquez, Diretor de Negócios da Lader Energy, diz que a usina possui 62 hidropanéis que combinam energia solar fotovoltaica com energia solar térmica. Alguns ventiladores absorvem a umidade do ar, a partícula água que está na umidade condensa e assim é gerada água potável. Em seguida, é mineralizado com cálcio e magnésio e passa por processos de filtração por ultravioleta e carvão ativado.

A planta modular da Startup do Chile tem capacidade de gerar dez mil litros de água por mês utilizando a energia solar, que de começo serão comercializados engarrafados. 10% do lucro dessas vendas vai para a instalação de hidropanéis em comunidades sem água potável, segundo a diretora jurídica, Catalina Kissling.

Outras metas da Startup do Chile

Os criadores do sistema que usa da energia solar para gerar água, pretendem vender água diretamente para as comunidades. O projeto já foi apresentado à maioria das autoridades, Direção Geral de Águas (DGA), Seremi de Salud e aos municípios e a empresa está em negociações segundo Horacio Vásquez, CEO da startup.

De forma paralela, eles já se comunicaram com comerciantes locais, supermercados e empresas que pretendem aderir ao sistema. O CEO adianta que está nos planos abrir novas fábricas novas no norte e no sul. Enquanto isso, na Colômbia já estão começando tudo para entrar ainda este ano, perto de Medellin

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.