Usina termoelétrica do Pará recebe licença do Governo para nova fase de construção

Valdemar Medeiros
por
-
24-02-2021 10:25:23
em Usina e Agronegócio
usina - termoelétrica - Pará Usina termoelétrica

A Usina termoelétrica Novo Tempo situada no Pará recebe uma nova licença e deve iniciar a segunda fase da sua construção ainda este ano

A Usina termoelétrica Novo Tempo, localizada no Pará, no baixo Tocantins, foi licenciada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, após uma análise de impactos ambientais realizada pelos técnicos da secretaria. agora, já pode dar início à implantação das obras da usina termoelétrica.

Leia também

A primeira fase da instalação da usina termoelétrica já havia sido autorizada pelo governo estadual em setembro de 2020. A segunda fase será compósita pela construção dos módulos da usina e das turbinas, para assim poder fazer com que o gás natural chegue pelo píer, que já foi construído na fase anterior da usina termoelétrica.

Usina termoelétrica Novo Tempo será a primeira do Pará

A Usina termoelétrica Novo Tempo será a primeira termoelétrica de gás natural do estado do Pará, e contribuirá com a demanda de geração de energia elétrica do país por meio do Sistema Nacional de Energia do Brasil.

A usina terá potência de 600 megawatts e irá gerar cerca de 800 postos de trabalhos diretos e 2 mil indiretos. As obras também devem consumir em torno de 30% dos produtos e serviços de fornecedores do Pará, movimentando a economia regional.

Benefícios econômicos e ambientais

Além dos benefícios econômicos, o Estado do Pará sairá ganhando também em termos ambientais, já que a energia do combustível produzido, o gás natural, é bem menos poluente que outros combustíveis fósseis, como o óleo e o carvão, isso porque é transformada em calor por meio da sua combustão, que ocorre dentro das turbinas movidas a gás; são gerados gases a altas temperaturas e velocidades, que movimentam as turbinas, e estas por sua vez acionam os geradores onde se obtém a energia elétrica. 

A oferta desse tipo de combustível é fundamental para geração de energia e pode ser aplicado para o consumo doméstico e para o fomento das indústrias de toda a região.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.