Petrobras exige conteúdo local mínimo de 40% para os serviços de estimulação e de 20% para os produtos químicos. O afretamento não tem requisito de nacionalização.
As únicas empresas interessadas que fizeram proposta para concorrer a licitação aberta pela petroleira brasileira Petrobras para serviços de estimulação de poços foram as multinacionais americanas Halliburton e Baker Hughes. Recrutamento e Seleção para trabalhar em parada de manutenção na refinaria da Petrobras – REFAP, neste dia
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A Halliburton ofertou 225 milhões de reais para fretar uma embarcação do tipo WSSV (Well Stimulation Support Vessel) e 274 milhões de reais para prestar serviços de estimulação.
Já a Baker Hughes ofertou 19 milhões de reais, para fornecer fluidos de estimulação, garantindo a primeira posição.
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No edital da concorrência, a Petrobras informa que pretende celebrar dois contratos, sendo um para afretamento do WSSV e outro, para serviços de estimulação (com fornecimento de produtos químicos para estimulação de poços de petróleo).
A petroleira brasileira exige conteúdo local mínimo de 40% para os serviços de estimulação e de 20% para os produtos químicos. O afretamento não tem requisito de nacionalização.
O período do contrato será de 1,275 mil dias (cerca de três anos e meio), com prazo de execução de três anos. A licitação foi lançada pela estatal no final do ano passado, e as propostas comerciais, abertas na última sexta-feira (14/8).
Entre as companhias interessadas estão a Schlumberger, Subsea 7, Bram Offshore, Fugro, Bourbon Offshore, Siem Offshore, Norskan, Marlim Navegação, Oceânica Engenharia e Sistac.
Atualmente, a Petrobras tem três WSSVs afretados: Blue Angel, fretado pela Duh Boats 2 BV, e Blue Marlin e Stim Star Brasil, fretados pela Bram Offshore. Nos dois primeiros casos, os contratos de serviço e fornecimento estão com a BJ Services, da Baker Hughes, e, no último, com a Halliburton.
Os contratos do Blue Angel e Blue Marlin foram iniciados em 2014 e terminam em 2022, enquanto o do Stim Star Brasil começou em 2016 e está previsto para expirar em 2024.
De bandeira brasileira, as embarcações contratadas pela Petrobras são os únicos WSSVs em águas brasileiras, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Apoio Marítimo (Abeam).
por BrasilEnergia