MENU
Menu
Início Energia solar no Mato Grosso não será mais taxada após nova decisão do Governo

Energia solar no Mato Grosso não será mais taxada após nova decisão do Governo

2 de julho de 2021 às 12:20
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Energia solar - Mato Grosso - Governo
Governo não poderá taxar energia solar — Foto: Freepik

A Assembleia Legislativa do Mato Grosso derrubou o veto que taxava a energia solar do estado e o governo aceitará a decisão sem recorrer à justiça

Nesta quarta-feira (30), a Assembleia Legislativa do Mato Grosso (ALMT) derrubou o veto ao projeto que propõe a cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) pelo Governo sobre a energia solar do estado, com 14 votos a favor e 9 contra.

Leia também

Deputados do governo de Mato Grosso se pronunciam

Entre os deputados que votaram contra a taxa, está Gilberto Cattani (PSL), que afirma que a cobrança na energia solar vai contra o objetivo dos consumidores ao instalarem o sistema. Segundo ele, quando o consumidor instala o sistema de energia solar para diminuir os custos, ele compra aquele produto e a assembleia é totalmente contra que o sol seja cobrado e que essa taxa caia nas costas dos consumidores.

Já Carlos Avallone, do PSDB, afirmou que é necessário cobrar uma taxa pelo controle da energia gerada no estado e que o excesso é enviado para a rede elétrica. Ele afirma que a luz gerada durante o dia é maior do que a consumida, então o que o consumidor produz é voltado para a rede e é isto que está sendo cobrado. Ao derrubar o veto, quer se dizer que a AL não pretende cobrar nada sobre distribuição, geração e transmissão.

Governo aceita decisão da AL sem recorrer à justiça

O Secretário chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, afirma que o governo pretende aceitar a decisão da AL e não acionará a justiça para manter o ICMS sobre a energia solar.

Ele deixa claro que sempre foi a favor do benefício fiscal e inclusive, foram até o Confaz pedir a autorização, mas não tiveram unanimidade. Sendo assim, o governo cumprirá a lei aprovada pela Assembleia sem recorrer à justiça, cumprindo ao que a maioria dos deputados decidiu.

PL que proíbe a cobrança sobre a energia solar no Mato Grosso

O PL, de autoria do deputado Faissal Calil, altera o final do art.37 da Lei Complementar 631/2019 de isenção da energia solar. O projeto foi aprovado em 26 de maio com 17 votos favoráveis.

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação havia dado parecer contrário, pois invadia a competência do estado de Mato Grosso. Segundo Faissal, na época, os consumidores estavam cansados de pagar tantos impostos e estamos em frente de uma grande crise hídrica e talvez energética. Em um momento como esse o governo não deveria pensar apenas em arrecadação.

De acordo com o autor do projeto, a proposta corrige o texto legal, que concedeu a isenção em 2019. A cobrança na energia solar está ocorrendo desde março e de lá pra cá, Mato Grosso gerou uma arrecadação na ordem de aproximadamente R$ 3 milhões.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR