MENU
Menu
Início Volkswagen quer processar montadora chinesa por fabricar descaradamente uma cópia elétrica do icônico Fusca

Volkswagen quer processar montadora chinesa por fabricar descaradamente uma cópia elétrica do icônico Fusca

26 de abril de 2021 às 15:33
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Volkswagen - Ford - fusca -Gol - Voyage - SP - fábrica - produção - carro elétrico - chineses
ORA Punk Cat: a Cópia elétrica do Fusca da Volkswagen / Fonte: Reprodução – Google

Multinacional Volkswagen não fica nem um pouco satisfeita com a cópia elétrica do Fusca feita descaradamente pelo Great Wall Motors

A indústria chinesa ainda não abandonou alguns velhos hábitos, e a multinacional Volkswagen não ficou nem um pouco lisongeada com a fabricante de carros elétricos ORA, que faz parte do grupo Great Wall Motors. A marca apresentou um clone do Fusca no Salão do Automóvel de Xangai. Nomeado de ORA Punk Cat, o veículo tem os mesmos traços do icônico carro da montadora VW.

Leia também

É possível perceber que a ORA se inspirou – para não dizer que copiou descaradamente – os traços do Volkswagen Fusca em seu novo Punk Cat. O capô com design curvo, os faróis arredondados e o desenho da parte traseira, com direito a lanternas ovaladas, remetem ao velho besouro.

O interior do ORA Punk Cat também faz lembrar o Fusca, já que é equipado com um volante de três raios e com instrumentos e mostradores em formato circular. Apesar da pegada retrô, o interior oferece tela de multimídia e console central em balanço.

Mas a criação desse carro com “sensação de máquina do tempo”, como disse a própria ORA, não agradou nem um pouco à Volkswagen.

CLONARAM O FUSCA NA CHINA

Volkswagen pretende tomar medidas jurídicas contra o Punk Cat

Ao site Carscoops, o grupo Volkswagen AG disse: “no que diz respeito a quaisquer violações de modelo de utilidade ou de direitos de design da Volkswagen AG, nos reservamos o direito de tomar todas as medidas legais necessárias.”

Lembramos que a Volkswagen encerrou a produção do Fusca (o verdadeiro) em 2019, sem planos para recriá-lo no futuro. O que se sabe é que a VW registrou marca do nome e-Beetle, dando a possibilidade de um retorno do modelo.

Não é a primeira vez que os chineses criam clones

No ano passado, os chineses da marca Wey não perderam tempo e ‘clonaram’ o Ford Bronco, cinco dias após o lançamento do SUV da marca norte-americana, em 2020. A Wey também faz parte do grupo Great Wall Motors, o mesmo responsável por ter criado o ‘Fusca’ elétrico.

A marca chinesa Foton Big General apresentou, também no ano passado, uma cópia idêntica da picape Ford F-150 Raptor. Veja abaixo a ‘invenção chinesa’.

foton big general clone ford f 150 raptor
Cópia idêntica da picape Ford F-150 Raptor

Após encerrar produção do UP!, Volkswagen põe mais de 2000 funcionários da sua fábrica em SP em férias coletivas

Após a saída da grande montadora Ford do país, tirando o SUV EcoSport e a família Ka de linha, a multinacional alemã Volkswagen anunciou na quarta-feira passada (07/04) o fim da produção do Up! na fábrica em Taubaté, e põe mais de 2200 funcionários da sua fábrica em SP em férias coletivas entre 3 e 12 de maio.

Após encerrar a fabricação do UP!, a fábrica da multinacional alemã Volkswagen em Taubaté (SP), também pode encerrar fabricação do Gol, Voyage e Fox. Os veículos também estão na mira da montadora, após muitos anos de estrada.

Até que a alemã decida se vai retirar também os veículos de linha no Brasil e produzir um novo veículo na fábrica, o que ainda não foi confirmado pela montadora, a fábrica de Taubaté da Volkswagen vai seguir com a produção de dois modelos: Gol e Voyage.

Em março, foram emplacados 11 mil carros da Volkswagen entre Gol, Up! e Voyage, segundo os dados da Fenabrave. O Gol foi o terceiro carro mais emplacado no país, com 6,8 mil unidades; o Voyage teve 3,6 mil emplacamentos e o Up! apenas 563.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR