Volkswagen quer processar montadora chinesa por fabricar descaradamente uma cópia elétrica do icônico Fusca

Flavia Marinho
por
-
26-04-2021 15:33:56
em Indústria e Construção Civil
Volkswagen - Ford - fusca -Gol - Voyage - SP - fábrica - produção - carro elétrico - chineses ORA Punk Cat: a Cópia elétrica do Fusca da Volkswagen / Fonte: Reprodução – Google

Multinacional Volkswagen não fica nem um pouco satisfeita com a cópia elétrica do Fusca feita descaradamente pelo Great Wall Motors

A indústria chinesa ainda não abandonou alguns velhos hábitos, e a multinacional Volkswagen não ficou nem um pouco lisongeada com a fabricante de carros elétricos ORA, que faz parte do grupo Great Wall Motors. A marca apresentou um clone do Fusca no Salão do Automóvel de Xangai. Nomeado de ORA Punk Cat, o veículo tem os mesmos traços do icônico carro da montadora VW.

Leia também

É possível perceber que a ORA se inspirou – para não dizer que copiou descaradamente – os traços do Volkswagen Fusca em seu novo Punk Cat. O capô com design curvo, os faróis arredondados e o desenho da parte traseira, com direito a lanternas ovaladas, remetem ao velho besouro.

O interior do ORA Punk Cat também faz lembrar o Fusca, já que é equipado com um volante de três raios e com instrumentos e mostradores em formato circular. Apesar da pegada retrô, o interior oferece tela de multimídia e console central em balanço.

Mas a criação desse carro com “sensação de máquina do tempo”, como disse a própria ORA, não agradou nem um pouco à Volkswagen.

CLONARAM O FUSCA NA CHINA

Volkswagen pretende tomar medidas jurídicas contra o Punk Cat

Ao site Carscoops, o grupo Volkswagen AG disse: “no que diz respeito a quaisquer violações de modelo de utilidade ou de direitos de design da Volkswagen AG, nos reservamos o direito de tomar todas as medidas legais necessárias.”

Lembramos que a Volkswagen encerrou a produção do Fusca (o verdadeiro) em 2019, sem planos para recriá-lo no futuro. O que se sabe é que a VW registrou marca do nome e-Beetle, dando a possibilidade de um retorno do modelo.

Não é a primeira vez que os chineses criam clones

No ano passado, os chineses da marca Wey não perderam tempo e ‘clonaram’ o Ford Bronco, cinco dias após o lançamento do SUV da marca norte-americana, em 2020. A Wey também faz parte do grupo Great Wall Motors, o mesmo responsável por ter criado o ‘Fusca’ elétrico.

A marca chinesa Foton Big General apresentou, também no ano passado, uma cópia idêntica da picape Ford F-150 Raptor. Veja abaixo a ‘invenção chinesa’.

foton big general clone ford f 150 raptor
Cópia idêntica da picape Ford F-150 Raptor

Após encerrar produção do UP!, Volkswagen põe mais de 2000 funcionários da sua fábrica em SP em férias coletivas

Após a saída da grande montadora Ford do país, tirando o SUV EcoSport e a família Ka de linha, a multinacional alemã Volkswagen anunciou na quarta-feira passada (07/04) o fim da produção do Up! na fábrica em Taubaté, e põe mais de 2200 funcionários da sua fábrica em SP em férias coletivas entre 3 e 12 de maio.

Após encerrar a fabricação do UP!, a fábrica da multinacional alemã Volkswagen em Taubaté (SP), também pode encerrar fabricação do Gol, Voyage e Fox. Os veículos também estão na mira da montadora, após muitos anos de estrada.

Até que a alemã decida se vai retirar também os veículos de linha no Brasil e produzir um novo veículo na fábrica, o que ainda não foi confirmado pela montadora, a fábrica de Taubaté da Volkswagen vai seguir com a produção de dois modelos: Gol e Voyage.

Em março, foram emplacados 11 mil carros da Volkswagen entre Gol, Up! e Voyage, segundo os dados da Fenabrave. O Gol foi o terceiro carro mais emplacado no país, com 6,8 mil unidades; o Voyage teve 3,6 mil emplacamentos e o Up! apenas 563.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.