Multinacional Audi, que pertence ao grupo Volkswagen, fabrica carro elétrico potente e capaz de projetar jogos de videogame através de seus faróis

Flavia Marinho
por
-
28-04-2021 09:39:06
em Indústria e Construção Civil
Audi - Volkswagen - produção - Ford - carros elétricos - fusca Fábrica da Audi – Grupo Volkswagen / Fonte: reprodução Google

O mais novo carro elétrico lançado pela Audi, além de projetar jogos através de seus faróis, atinge 100Km/h em menos de sete segundos

Sem dúvidas, a multinacional Audi do grupo Volkswagen é uma das empresas mais inovadoras do ramo automobilístico, equipando veículos com recursos dificilmente imagináveis até que um conceito seja apresentado. A montadora divulgou o Audi A6 e-tron que, entre outras funcionalidades, chama atenção por contar com faróis projetores de alta resolução para jogos de videogame.

Leia também

Ainda em desenvolvimento, o mais novo carro elétrico da Audi, o sedã A6 e-tron, foi apresentado durante a exibição Auto Shanghai 2021 e deverá ser equipado com a nova arquitetura para carros elétricos chamada de Premium Platform Electric (PPE), criada em parceria com o grupo VolksWagen e Porsche, e deverá ser integrada em todos os futuros compactos (segmento C) e utilitários (segmento B) da fabricante.

A iluminação patenteada como LED Digital Matrix é um grande destaque do veículo. Além de contar com projetores nas partes laterais e inferiores de seu corpo, que poderão avisar aos motociclistas e outros condutores que a porta está prestes a ser aberta, os faróis dianteiros possuem um sistema de projetores de qualidade cinematográfica, conforme divulga a empresa em seu comunicado.

Confira o mais novo carro elétrico da Audi, o A6 e-tron, capaz de de projetar jogos de videogame através de seus faróis

O carro elétrico A6 e-tron da Audi, além de potente, é capaz de projetar jogos de videogame através de seus faróis

A ideia é que os faróis sejam utilizados, entre outras ocasiões fora do trânsito, para projetar jogos enquanto o carro é abastecido em um posto elétrico — a tela do smartphone do condutor é espelhada e projetada em uma parede à medida que a bateria é recarregada. A Audi divulga que os jogos são desenvolvidos pela própria, portanto, outras aplicações do smartphone não serão compatíveis.

Em vez de uma pequena tela na cabine do piloto, os condutores verão as paisagens virtuais de seu respectivo jogo projetadas na parede em formato XXL – e tudo isso através dos faróis LED Digital Matrix. ‎Os jogadores podem ficar ao lado ou diretamente na frente do veículo para uma visão particularmente boa do jogo, que tem vários metros de largura.‎

O Audi A6 e-tron conta com design futurista que deverá ser comum nos futuros modelos da alemã, conferindo a aerodinâmica de coeficiente suficientemente baixo para que o veículo seja capaz de correr de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos sem prejudicar o consumo eficiente de energia. Além disso, a própria tinta utilizada no veículo é projetada para refletir a luz solar e dispensar a necessidade do ar condicionado.

Audi A6 e-tron do grupo Volkswagen conta com dois motores elétricos

Sustentável, o veículo conta com dois motores elétricos com potência total de 350 kW e torque de 800 Newton-metros. Sua poderosa bateria pode ser carregada em postos de até 800 volts, podendo alimentar o veículo por até 300 km com apenas 10 minutos de carga.

Apesar de seu conceito extremamente futurista, o Audi A6 e-tron pode não demorar a chegar ao público. Seu desenvolvimento deverá ocorrer ao longo dos próximos anos e, a partir de 2023, poderá se tornar uma realidade para seus entusiastas no exterior, porquanto suas atividades no Brasil estão suspensas por motivos tributários.

Volkswagen quer processar montadora chinesa por fabricar descaradamente uma cópia elétrica do icônico Fusca

A indústria chinesa ainda não abandonou alguns velhos hábitos, e a multinacional Volkswagen não ficou nem um pouco lisongeada com a fabricante de carros elétricos ORA, que faz parte do grupo Great Wall Motors. A marca apresentou um clone do Fusca no Salão do Automóvel de Xangai. Nomeado de ORA Punk Cat, o veículo tem os mesmos traços do icônico carro da montadora VW.

Mas a criação desse carro com “sensação de máquina do tempo”, como disse a própria ORA, não agradou nem um pouco à Volkswagen.

Ao site Carscoops, o grupo Volkswagen AG disse: “no que diz respeito a quaisquer violações de modelo de utilidade ou de direitos de design da Volkswagen AG, nos reservamos o direito de tomar todas as medidas legais necessárias.”

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.