Veículo elétrico da Mercedes Benz, Ford e GM? que nada: Mini van elétrica, da Everbright, promete transportar até 9 pessoas; painel solar pode aumentar a eficiência em até 40 km

Fábio Lucas
por
-
16-06-2021 13:28:39
em Energia Renovável
energia solar - energia limpa - mini van - ford -mercedes benz - painel solar Foto: Electric Rickshaw Car

Mini van elétrica chinesa é vendida na internet pela Everbright. A empresa argumenta que tem a capacidade de transportar até 9 pessoas. Painel solar no teto pode aumentar o desempenho em até 40 km usando energia solar.

Os veículos elétricos já são uma realidade no mundo todo. Por conta disso, empresas de todo o planeta estão investindo na criação de veículos elétricos mais baratos e acessíveis para todas as camadas da população. Mercedes Benz, Ford e GM já possuem vans elétricas de grande capacidade, porém, o preço salgado faz surgir algumas versões chinesas muito mais baratas. Veja, abaixo, mais detalhes sobre uma mini van chinesa, da empresa Everbright, que possui um painel solar que pode aumentar a sua autonomia com o uso de energia solar.

Diferente dos veículos elétricos das marcas Mercedes Benz, Ford e GM, a mini van chinesa engana por conta das duas várias janelas e pela promessa de carregar muitos passageiros. Porém, o veículo é bastante pequeno, sendo necessário que as pessoas se exprimam muito para caber a quantidade prometida dentro dele. 

Os projetistas desse veículo foram muito caritativos para colocarem uma capacidade de transportar até 9 pessoas, já que o carro elétrico chinês possui apenas 3,6 metros de comprimento. Dentro desses 3,6 metros de cumprimento, você encontra dois bancos na frente, um para o motorista, e outro para o carona. Atrás, a empresa optou por colocar 2 bancos inteiros. 

Veículo elétrico: Desempenho da mini van elétrica  

O desempenho da mini van chinesa é bem parecido com carros elétricos do mesmo tamanho que são vendidos aos montes em sites chineses. A fábrica destaca que o veículo elétrico possui um motor elétrico de 5.000 W, com 6,7 cavalos de potência. O vídeo demonstração da empresa mostra ele subindo uma rampa bem íngreme. Veja abaixo. 

Veículo elétrico chinês sobe em rampa Foto: Electric Rickshaw Car

Velocidade  

Com um motor tão potente, risos, você pisará fundo no acelerador e chegará a incríveis 40 km/h. A Everbright não especificou se essa velocidade máxima é para o veículo elétrico com os 8 passageiros ou somente com o motorista

Autonomia das baterias da Van Elétrica chinesa  

Se vender como uma mini van, com capacidade de carregar até 9 pessoas, se torna obrigatório que a bateria tenha um desempenho descente. As baterias do veículo elétrico chinês, da Everbright, possuem um conjunto de baterias de chumbo-ácido de 12V de 60V e 120Ah. Isso resulta em 72 kWh de potência.  

A empresa garante que o conjunto de baterias é o suficiente para uma autonomia de 120 km. As baterias de chumbo-ácido são coisa do passado, pois são menos eficientes. Porém, a empresa disponibilizou um painel solar para a captação de energia solar. Ele pode ser instalado no topo do veículo elétrico, podendo aumentar a eficiência em 40 km. Veja imagens abaixo.

O veículo elétrico é caro: Veja o Preço da mini van elétrica  

A mini van elétrica custa U$ 4 mil, cerca de R$ 20 mil na nossa moeda. Ou 4.800, com a versão mais completa, com o painel solar, custando U$ 4,8 mil, ou R$ 24 mil. Mercedes Benz, Ford e GM possuem veículos elétricos com a capacidade de transportar cargas pesadas, porém, como já era esperado, possuem um preço muito elevado.

Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.