Usina de energia solar com 1.075.200 painéis solares promete gerar muitos empregos na Bahia

Valdemar Medeiros
por
-
11-05-2021 10:52:00
em Energia Renovável
usina - energia solar - fotovoltaica - Bahia - empregos Obras da usina de energia solar Complexo Sol do Sertão Na Bahia – Fonte:Linkedin

Usina de energia solar, Complexo Sol do Sertão, promete gerar ao estado da Bahia cerca de 4 mil novos empregos e contará com 1.075.200 painéis solares

Na cidade Oliveira dos Brejinhos, na Bahia, a instalação do Complexo Sol do Sertão, que será composta por 8 usinas de energia solar, promete gerar cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos ao longo de toda sua construção. A usina de energia solar terá uma capacidade 474 MWp e contará com mais de um milhão de painéis solares.

Leia também

Usina de energia solar na Bahia deve entrar em operação ainda este ano

🏅 05 Maiores Usinas Solares do Brasil, “quanto custou essa brincadeira?

De acordo com o diretor de implantação da Essentia Energia, Gilberto Peixoto, a usina com 1.075.200 painéis solares deve entrar em operação até o segundo semestre deste ano, ou seja, de julho até dezembro de 2021.

Ele afirma que a usina solar será um incentivo e desenvolvimento muito grande para Bahia, principalmente na geração de novas oportunidades de emprego.

Serão usados para a implantação da usina 1.075.200 painéis solares bifaciais da LONGi e 122 inversores Sungrow SG3125HV-20. A usina de energia solar na Bahia será conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) em 500 kV. As obras começaram em abril do ano passado (2020) e estão sendo implantados pela SETA Engenharia.

A grande radiação solar da região da Bahia

Uma característica única do projeto que promete gerar mais de 4 mil novos empregos é a sensação térmica do local, onde serão instaladas as 8 usinas solares, que chegam a alcançar temperaturas superiores a 40°C.

Segundo esclarecimento do diretor de Engenharia da Sungrow, Ricardo Alonso, os inversores que serão fornecidos pela empresa para o Complexo de painéis solares na Bahia podem produzir a mesma energia em temperaturas elevadas, por conta da sua tecnologia de refrigeração.

Segundo ele, os inversores podem operar em condições de alta temperatura sem perder o desempenho, e produzindo a mesma energia em elevadas temperaturas, como 45°C.

O Futuro promissor da Bahia no mercado das energias renováveis

O cenário esperançoso, em especial na Bahia, segue líder na geração de energia solar e energia eólica há dois anos. De toda energia solar gerada no país, cerca de 32% é produzida na Bahia. Logo atrás vem Minas gerais (21%), Piauí (15%), São Paulo (11%) e Ceará (8%).

O anúncio mais animador na Bahia foi a instalação do segundo maior parque híbrido do país, o Complexo Alfazema, que ficará localizado entre as cidades de Barra do Estiva e Ibicoara. A ideia é que esse complexo de energia solar gere cerca de 11 mil empregos, tanto de forma direta, quanto indireta.

Atlas Renewable Energy garante investimento para usina de energia solar de MG que terá 880 mil módulos bifaciais

Atlas Renewable Energy investirá US$ 150 milhões na usina de energia solar Lar do Sol – Casablanca que tem como objetivo reduzir cerca de 50 mil toneladas de CO2 por ano. A empresa afirma também que irá contribuir com a comunidade disponibilizando treinamentos para mulheres da comunidade de MG.

O estimado é que a usina de energia solar em MG gere cerca de 805 GWh por ano. Até o momento, esse contrato de compra de energia é o maior envolvendo investimentos em energia solar para fornecimento de energia sustentável a um consumidor privado no País.

Primeiro carro elétrico do mundo com poder de recarregar sua bateria com energia solar será lançado em 2024

Para a startup neerlandesa Lightyear, ter um carro elétrico que recarrega sua bateria apenas com o uso de energia solar não é futuro, é o agora! A empresa pretende acelerar o projeto do primeiro carro elétrico recarregado por energia solar e se comprometeu com o desafio de iniciar a produção para venda em meados de 2024.

Lex Hoefsloot, CEO da Lightyear, se pronunciou em uma entrevista, e confirmou que a empresa não tem planos apenas para a produção em massa Lightyear One, pois ela pretende ir além, e está com um projeto para desenvolver uma linha inteira de carros elétricos com baterias recarregadas a energia solar.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.