Célula de carga: tudo o que você precisa saber para usar este equipamento de pesagem

Paulo Nogueira
por
-
31-03-2020 14:20:15
em Indústria e Construção Civil
Célula de Carga construção peso pesagem

Para as empresas, especialmente do ramo industrial, a palavra “peso é dinheiro” nunca fez tanto sentido. E por essa razão, utilizar a célula de carga é essencial e questão de prioridade para muitas organizações conseguirem ter um bom controle dos recursos e também controle financeiro.

Leia também

Além disso, a medição dos recursos, matérias-primas e produtos é tão essencial que, se for realizada da forma correta, também pode proporcionar mais rentabilidade em suas utilizações.

Isso significa que você pode produzir mais com um menor custo! Por isso, neste post, nós vamos te explicar porque a célula de carga é um material de suma importância, mas que muita das vezes, passa despercebida quando o assunto é medição de peso.

Quer entender mais sobre tudo isso? Então acompanhe nosso conteúdo e também esteja por dentro e todos os assuntos relacionados!

O que é a célula de carga?

Primeiro de tudo, é importante detalharmos sobre o que se trata a célula de carga. Por sua vez, esse material é utilizado para medir o peso de um determinado corpo (massa).

Normalmente, a célula de carga é mais utilizada como material essencial para a fabricação de um carro ou de uma balança. Ou seja, encontramos a célula de carga em diversos lugares, e elas estão ali para medir o peso com precisão.

No entanto, elas não são reconhecidas de imediato, afinal, ficam escondidas entre os mecanismos de um dispositivo.

Além disso, a célula de carga é constituída pelo “strain gages”, que são feitos de aço ou alumínio. Devido a isso, o material se torna bem flexível e, ao mesmo tempo, resistente.

Afinal, dependendo da quantidade de peso posta sobre uma balança, é indispensável que o material seja resistente e não danifique com o passar do tempo.

A célula de carga não é essencial apenas para as pessoas, mas as empresas também recorrem a esse material.

Especialmente as indústrias, como as que produzem para raio, por exemplo, precisam da utilização de balanças de medição para obterem um maior controle dos recursos.

Empresas de construção civil também necessitam da célula, pois também utilizam diversos recursos diversos para executar uma obra.

Quais são os tipos mais comuns de célula de carga?

A célula de carga possui diversos tipos, pois também são utilizadas para diversas finalidades, não apenas na construção de balanças (vamos detalhar mais ao longo do post).

Abaixo, veja quais são os principais tipos de célula de carga utilizados por pessoas e empresas:

  • Célula de carga single point: É posicionada uma célula por meio de uma plataforma com um determinado peso na parte superior.
  • Célula de carga de atração: Se trata de um peso suspenso que é dado por meio de uma ou mais células.
  • Célula de carga de compressão: Aqui se assemelha ao modelo single point, no entanto, ao invés de uma célula, são posicionadas diversas células de carga, e são carregadas com um peso proporcional em sua parte superior.
  • Célula de carga tipo beam: Igual a célula de compressão, na célula de carga tipo beam também são posicionadas diversas células, no entanto, são postas sob uma estrutura de aço e carregadas com um peso em sua parte superior.

Cada um desses tipos de célula de carga possuem uma finalidade diferente. Algumas são mais sutis, enquanto outras são construídas para receber mais pesagem.

Algumas células de carga também podem ser construídas com um design diferente, ou até mesmo com algumas propriedades personalizadas.

Então se você atua com pergolado de madeira com deck ou com construção civil, por exemplo, não deixe de verificar qual é o modelo ideal de célula de carga que você precisa para ter uma medição mais precisa sob seus produtos. Dessa forma, sua empresa também pode conseguir os melhores resultados!

Além disso, não deixe de limpar e fazer manutenções nos recursos que possuem célula de carga. Assim, ele durará por mais tempo e você não precisará investir novamente em um recurso de pesagem.

A temperatura influencia na funcionalidade da célula de carga?

Uma dúvida muito comum para quem atua com recursos de medidas de pesagem é se a temperatura pode influenciar no peso ou na funcionalidade da célula.

A resposta é que sim, a temperatura pode influenciar na pesagem, mas não diretamente na própria célula ou no recurso de pesagem.

Afinal, se está muito calor ou muito frio, por exemplo, um material a ser pesado pode se expandir ou até mesmo se contrair.

Isso significa que, apesar das células de carga medirem o peso correto, independente das condições climáticas, se o produto medido não estiver em uma temperatura adequada, o resultado da pesagem pode ser divergente!

Por essa razão, é muito importante que, para obter os melhores resultados, deixe sempre uma temperatura climática adequada, de preferência à temperatura ambiente.

Além disso, também é importante ressaltarmos que a célula de carga tem a mesma funcionalidade de pesagem, independente do local em que estamos situados.

Ou seja, se estamos no Brasil ou no Japão, a medida de um recurso precisa dar o mesmo resultado, sem exceções.

A célula de carga possui outras aplicações além da balança?

Por fim, há também muita dúvida sobre a utilização da célula de carga para diversas finalidades.
[adrotate group=”32″]
Como citamos acima, indústrias, empresas de construção civil e pessoas utilizam a célula de carga para realizarem suas atividades. Porém, ela também serve para outras finalidades.

Um exemplo é o sistema para envase de garrafas e latas por meio da pesagem. Ou seja, para fabricarem doces ou salgadinhos, as células são utilizadas para fazer com que cada pacote tenha o mesmo peso e o resultado saia igual para todos os produtos.

Ela também é utilizada no desenvolvimento de roupas de banho e outros tipos de vestimentas de alta performance.

Sendo assim, muitas empresas também a utilizam para pesar caminhões, trens e aviões, por exemplo.

O que você achou da aplicação da célula de carga? Conseguiu entender melhor sobre seu conceito e essência? Conta pra gente! Nós queremos saber sobre sua opinião.

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.