Usina hidrelétrica de Itaipu aumenta geração devido a alta demanda no consumo de energia

Roberta Souza
por
-
13-10-2020 11:35:30
em Economia, Negócios e Política
Usina, hidrelétrica, Itaipu, energia Usina de Itaipu

Com o aumento da temperatura e a estiagem, usina hidrelétrica de Itaipu aumenta geração de energia devido a grande demanda do consumo

A usina de hidrelétrica de Itaipu, localizada no Rio Paraná, compreende parte do estado do Paraná e parte do Paraguai, aumentou sua geração de energia devido a estiagem e o calor intenso em diversas localidades do Brasil. A Itaipu Binacional, precisou aumentar a geração de energia por dois dias – dias 2 e 6 de outubro. De acordo com a usina hidrelétrica, o objetivo da ação é auxiliar o sistema elétrico do país diante de uma demanda imprevista.

Confira ainda outras notícias do dia:

A demanda foi para atender o Sistema Interligado Nacional (SIN) durante um pico de alto consumo de energia em dias com altas temperaturas, no qual várias cidades do Brasil atingiram 40°C e devido também a estiagem. No dia 6 de outubro, a usina aumentou sua geração de energia por duas horas, para 1.200 megawatts. Esse montante se aproxima da potência total da usina de Furnas em Rio Grande, no estado de Minas Gerais, de 1.216 MW.

Usina Hidrelétrica de Itaipu

É uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Quando foi concluída, era a maior barragem do mundo, título que manteve por 21 anos até a construção da Hidrelétrica das Três Gargantas, na China, em 2003.

A Itaipu Binacional, operadora da usina, é a líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,5 bilhões de megawatts-hora (MWh) desde o início de sua operação.

Em termos de recorde anual de produção de energia, a usina de Itaipu ocupa o primeiro lugar ao superar seu próprio recorde que era de 98,6 milhões de MWh. Em 2016, a usina de Itaipu Binacional realizou um feito histórico ao produzir, em um único ano calendário, mais de 100 milhões de MWh de energia limpa e renovável. No total, em 2016, foram produzidos 103 098 366 MWh de energia.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos