1. Início
  2. / Economia
  3. / Projeto de mini usinas de energia solar do governo do Piauí, endossado pela Aneel, promete gerar empregos para até 16% do município
Localização PI Tempo de leitura 3 min de leitura

Projeto de mini usinas de energia solar do governo do Piauí, endossado pela Aneel, promete gerar empregos para até 16% do município

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 16/05/2021 às 11:50
usinas - energia solar - Piauí - Aneel - empregos
Usina de energia solar Texas -fonte: techradar

Projeto de usinas de energia solar do Governo do Piauí foi confirmado pela Aneel e promete gerar novas muitas vagas de emprego na região

Com responsabilidade e administração do Governo do Piauí, o município de Coivaras, localizado a 77 km de Teresina, receberá oito mini usinas de energia solar. As mini usinas no município farão parte do projeto de Parceria Público-Privada do governo da região. A instalação das mini usinas de energia solar, confirmada pela Aneel, prometem gerar empregos para até 16% da comunidade próxima, tanto de forma direta, quanto indireta.

Leia também

Mini usinas de energia solar impulsionam o mercado de trabalho no Piauí

No município, a geração dos novos empregos pode mudar a atual situação em meio a crise. Segundo a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, o estimado é que sejam gerados 50 empregos de forma direta, e mais 600 empregos de forma indireta na construção das mini usinas de energia solar confirmadas pela Aneel.

A partir da necessidade de capacitação de mão de obra qualificada, a construção permitirá boas oportunidades para a comunidade. A mini usina de energia solar de Coivaras, por exemplo, atenderá a Secretaria de Estado da Saúde. A energia restante gerada ficará como crédito ao Governo do Estado do Piauí à Equatorial Energia, gerando economia para os cofres públicos.

O projeto leva em conta a autossuficiência energética da região norte do estado e a sustentabilidade. Ao todo, serão oito mini usinas de energia solar em pontos estratégicos com responsabilidade do Governo do Piauí, que prometem gerar empregos e renda no interior. O projeto do Governo do Piauí, confirmada pela Aneel, no município, terá capacidade de 5 megawatts (MW), que será mais que suficiente para suprir a necessidade da Sesapi.

Piauí, um dos líderes em energia renovável

Quando se trata de energia limpa, o Governo do Piauí investiu para que o estado fosse um dos maiores estados brasileiros, e deu certo! O estado é um dos líderes, principalmente em usinas de energia solar e energia eólica.

De acordo com o a Aneel, esse ano o Piauí irá contabilizar o maior percentual de todos os estados brasileiros, com uma expansão de cerca de 190,35 MW em sua matriz energética.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos