Usina solar – Com investimento de R$ 40 milhões, Estado do Piauí ganha um novo sistema de geração de energia

Roberta Souza
por
-
26-10-2020 17:43:50
em Energia Renovável
Usina, solar, energia, Piauí Usina solar

A partir de uma parceira pública privada, será implantado um sistema de energia solar no Estado do Piauí

Empresas de Pernambuco, a partir de uma parceria público-privada permitirá que implantem usina solar no Piauí. O investimento da GM Gestão em Engenharia é de R$ 40 milhões. A concessão é válida por 25 anos e destina-se à operação, manutenção e gestão de duas micro-usinas fotovoltaicas com potência de 5 megawatts (MWp) cada, totalizando 10 MWp. As usinas para a geração de energia serão construídas em cerca de 1 ano.

Veja também:

Segundo Guilherme Gondim, diretor comercial da empresa, “O governo do Estado fez a modelagem e viu que ao implantar esse modelo, ia ter uma redução de cara de 20% com gasto de energia, ou seja, irá reduzir ao valor pago a distribuidora local. No total são oito mini usinas com uma capacidade total para geração de 40 MWp”.

Guilherme ainda diz que esse modelo é extremamente benéfico. O país não tem custo, apenas o custo de modelagem do projeto. Porém, depois que a empresa ganhou a licitação de PPP, foi obrigada a ressarcir o governo pelos custos trabalhistas da empresa que contratou a pequena fábrica para implantar a modelagem.

Murilo Gondim, diretor técnico da GM Gestão em Engenharia, disse que o grande positivo é que o modelo é muito útil para instituições públicas. Ele baseia-se na resolução da Aneel. O Nordeste tem um índice muito bom de radiação solar e através da compensação de energia gerada, o crédito será abatido na distribuidora de energia do Piauí”.

Além disso, essas usinas também são responsáveis ​​pela geração de emprego e renda para o entorno. Durante a implantação dessas duas pequenas fábricas, serão gerados cerca de 60 empregos diretos. Após a entrega, 20 funcionários devem ser contratados para gerenciar e operar a estrutura.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos