26 mil crianças de Macaé e Rio de Janeiro foram beneficiadas no programa de responsabilidade social da Ocyan

Ocyan Macaé Rio de Janeiro Social projeto

Desde de 2007, a empresa atua em comunidades das cidades de Macaé e RJ, promovendo inclusão social em diversos segmentos

Macaé, 23 de setembro de 2019 – O Escola em Ação, programa de responsabilidade social da Ocyan, beneficiou mais de 26 mil crianças e adolescentes desde 2007 nos municípios de Macaé e Rio de Janeiro. As ações são definidas com base na Política de Sustentabilidade e na Diretriz de Responsabilidade Social da empresa.

O programa foi lançado com objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável nas comunidades onde a Ocyan atua, além de priorizar ações que promovam inclusão social, educação, promoção cultural e esportiva e consciência ambiental para os jovens, integrando a escola, a comunidade e a empresa.

“Acreditamos que apoiar estas iniciativas ajudam a inclusão, o trabalho em equipe, a disciplina e a concentração. Tudo isso contribui para a transformação e o desenvolvimento de crianças e jovens vulneráveis socialmente. Assim, contribuímos para a criação de valores éticos e comportamentais para o crescimento individual, social e cognitivo desses estudantes”, destaca Marco Aurélio Fonseca, Diretor de Sustentabilidade da Ocyan.

Há 12 anos, a empresa realiza diversos projetos, entre eles: Abrindo Espaços, Brincar em Ação, Mediação de Leitura, Caia na Rede, Mulheres Reciclando (PROMUR), Projeto de Educação Ambiental, Formação de Professores: Entrelaçando Linguagens, Centro de Educação Tecnológica e Profissional (CETEP), Escola Municipal de Dança, Ônibus Biblioteca, Jovem em Ação – qualificação profissional, Esporte em Ação, #Inovareaprender.

“Atualmente, estamos com dois projetos, a parceria da Ocyan com a ONG Junior Achievement RJ, de voluntariado corporativo nas escolas públicas, e o Instituto Acesso, de jiu-jitsu em Macaé, o mais recente deles”, explica Jocelina Valle especialista em Responsabilidade Social da Ocyan.

Legado

Um dos grandes projetos foi o #Inovareaprender, cujo conceito de educação tecnológica com proposta de inovação pedagógica possibilitou que os participantes usassem a tecnologia para resolução de problemas de um jeito inovador e lúdico.

A doação de uma impressora 3D e uma cortadora à laser ao Núcleo de Gestão e Pesquisa do Projeto, no espaço da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Campus Macaé, permitiu que os alunos avançassem em novas soluções. O #Inovareaprender teve o apoio da Ocyan de 2014 a 2018.

“O que esperamos e propusemos em todas as ações do ‘Escola em Ação’ é manter um relacionamento entre escola, comunidade e empresa, apoiar empreendedorismo juvenil e elevação do capital intelectual na região”, destaca Jocelina. Nossa expectativa é de também promover melhores oportunidades e condições de vida para crianças e jovens das comunidades do entorno e construir uma cidadania sustentável, unindo aspectos de Responsabilidade Social e Sustentabilidade”, finaliza ela.

Fonte: Sugestão de Pauta Ocyan

Paulo Nogueira

About Paulo Nogueira

Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, com experiência no setor O&G em empresas nacionais e internacionais.