Programa BNDES Crédito: Empresas terão taxa de juros de financiamentos reduzidas caso cumpram metas de redução de emissões ou aumente suas iniciativas sociais

Fábio Lucas
por
-
13-08-2021 09:17:47
em Economia, Negócios e Política
BNDES Crédito financiamentos taxa de juros Rio de Janeiro – Edifício sede do BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, no Centro do Rio. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

BNDES Crédito irá cobrar taxas de juros para empresas que cumpram metas ambientais ou sociais

A empresa que estiver atenta ao seu desempenho ambiental, social e governança, ou ASG, como é conhecida internacionalmente, terá um impacto direto no caixa. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), está oferecendo melhores condições de financiamentos para assumem e cumprem metas sociais ou ambientais.

Trata-se do programa BNDES Crédito ASG, que irá destinar financiamentos para qualquer fim, para as empresas que conseguirem melhorar o seu índice de sustentabilidade ou cumpram ações sociais. Os financiamentos terão taxas de juros menores. 

Como funciona o BNDES Crédito

Inicialmente, o BNDES Crédito ASG será destinado para cinco categorias: cadeia da madeira voltada para reflorestamento, fabricantes de equipamentos para a cadeia de energia renovável e de eficiência energética, mineração e siderurgia.  O motivo é que esses setores possuem muitos pontos a melhorar em termos de sustentabilidade. O quinto setor são empresas provedoras de internet de pequeno porte, tendo um impacto social maior do que ambiental

BNDES Crédito irá cobrar taxas de juros para empresas que cumpram metas ambientais ou sociais
Rio de Janeiro – Edifício sede do BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, no Centro do Rio. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

O BNDES espera que com resultados positivo do projeto, no futuro seja possível aumentar o número de setores que serão beneficiados pelo programa: “Se trata de um programa que expressa o anseio do BNDES em contribuir com empresas que queiram acelerar seus compromissos sociais e ambientais, em linha com o desejo cada vez mais concreto da sociedade de termos um Brasil mais sustentável”, destacou Petrônio Cançado, diretor de Crédito a Infraestrutura do Banco. 

O orçamento do projeto é R$ 1 bilhão. Cada categoria terá disponível R$ 150 milhões. As empresas que se interessarem no programa deverão fazer o pedido par participar diretamente com o BNDES. O pagamento poderá ser feito em até 96 vezes, com uma carência de até 24 meses. 

Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.
fwefwefwefwefwe