O BMW Group destaca que o Brasil éo mercado de maior potencial na América Latina. Os novos aportes e projetos serão para a fábrica em SC
O CEO da BMW Group, Alexander Wehr disse recentemente que está confiante em aumentar produção da fábrica de Araquari, localizado no estado de Santa Catarina. O executivo diz ainda que a empresa está comemorando os bons resultados na América Latina e o Brasil lidera o desempenho, após elevar as vendas em quase 43% em 2020 e escapar da crise trazida ao País pela pandemia de coronavírus. Veja ainda esta notícia: BMW i3, carro elétrico vendido no Brasil, deve ganhar novo modelo com gerador movido a etanol
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Crescimento do mercado
Alexander Wehr, CEO do grupo alemão disse que o Brasil lidera o desempenho, após elevar as vendas em quase 43% em 2020 e escapar da crise trazida ao País pela pandemia de coronavírus, liderando com folga o mercado de automóveis premium com participação superior a 30% nas vendas do segmento. Enquanto muitos países da região vão levar de dois a três anos para se recuperar, o Brasil é o único lugar do mundo onde já crescemos mais do que no período pré-pandemia”, diz o executivo da BMW.
O CEO diz que é verdade que o Brasil já entregou mais, mas é de longe o mercado de maior potencial na América Latina, com população jovem, economia diversificada e receptividade a novas tecnologias. Segundo ele “Estamos confiantes no País. Temos capacidade para produzir mais na fábrica de Araquari, mas não nos arrependemos de ter feito o investimento porque ele é estratégico no longo prazo, e vamos investir de novo assim que o crescimento voltar”.
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A fábrica do BMW Group, no estado de Santa Catarina
A fábrica brasileira do BMW Group em Araquari (SC), inaugurada em 2014 com investimentos de € 200 milhões, recentemente atingiu a marca de 70 mil veículos produzidos em sete anos, nunca chegou nem metade do potencial de 36 mil unidades/ano, mas fabrica os modelos (Série 3, X1, X3 e X4) que respondem por mais de 70% das vendas da marca no País, equivalente a 4,6 mil carros em 2020 e 5,6 mil de janeiro a julho de 2021.
Wehr endossa que a fábrica em Santa Catarina foi pensada para atender prioritariamente as vendas no Brasil, mas exportações também estão nos planos – como já aconteceu em 2016 e 2017, quando 10 mil unidades do X1 foram exportadas para os Estados Unidos. Segundo o executivo, já foram iniciados programas piloto de embarque de carros montados para países vizinhos. “Só não iniciamos as vendas na Argentina por causa das condições adversas de mercado”, diz.
BMW ainda está investindo na sustentabilidade de seus veículos
O BMW Group Brasil, dentro da sua estratégia de pioneirismo em mobilidade elétrica e comprometimento com a sustentabilidade, desenvolveu um projeto experimental, no qual criou uma estação de abastecimento movida a energia solar para carros elétricos completamente desconectada da rede pública de eletricidade.
O aparelho, que ainda está em fase de testes, utiliza oito conjuntos de painéis fotovoltaicos para gerar a energia. O projeto, desenvolvido no Brasil, foi selecionado entre os cinco melhores do programa mundial de inovação e intraempreendedorismo promovido pela matriz da montadora alemã. A execução foi feita em parceria com o Centro de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Grupo Solvi e a Energy Source.
Essas duas últimas são importantes para um aspecto chave do projeto: a estação reutiliza baterias de alta voltagem de carros BMW i3, o primeiro modelo totalmente elétrico vendido pela fabricante no Brasil. O Solvi coleta as baterias e a Energy Source as aplica. São seis módulos de baterias utilizadas no aparelho, as quais armazenam a energia produzida pelos painéis de energia solar.