Quais tecnologias são aplicadas no setor de construção civil

Paulo Nogueira
por
-
22-09-2020 17:43:59
em Indústria e Construção Civil
quais-tecnologias-sao-aplicadas-no-setor-de-construcao-civil

Venha descobrir neste post sobre as maiores vantagens da tecnologia no setor de construção civil!

Em conjunto com a quarta revolução industrial (indústria 4.0), a tecnologia só avançou nos últimos anos. A partir dela, é possível elevar a produtividade e competitividade de empresas de todos os setores, inclusive as de construção civil, construção naval, entre qualquer outra.

Por essa razão, a tecnologia já é empregada no dia a dia dos trabalhadores que passam a lidar com conceitos mais simples, otimizados e eficientes. Eles contam com ferramentas para o controle, registro e execução das atividades.

Com a tecnologia, uma construtora pode automatizar uma grande quantidade de informações (Big Data), ter processos automatizados (Inteligência Artificial), e até mesmo conectar máquinas e equipamentos à internet (Internet das Coisas), entre muitas outras possibilidades.

Pensando nisso, nós elaboramos este post para te mostrar quais são as maiores vantagens de implementar a tecnologia no setor de construção civil. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar nosso post! Vamos lá?

Acompanhe todas as atividades

O uso da tecnologia é um fator fundamental para tornar as atividades de produção mais eficientes na construção civil.

Com as inovações tecnológicas, é possível acompanhar toda a evolução da obra, por meio de ferramentas de monitoramento ou de acesso à informação.

Dessa forma, os gestores e líderes responsáveis pelo projeto conseguem saber como está o andamento das atividades, se processos como a instalação da tela de proteção para sacada foi concluída, entre outros.

Além disso, com o maior índice de acompanhamento, também é possível reduzir ou até mesmo eliminar um dos maiores problemas do setor de construção civil: o desperdício de materiais e recursos.

Ou seja, além das atividades serem mais eficientes, também serão mais produtivas e sustentáveis.

Cumpra todos os prazos necessários

Apesar do cumprimento do prazo de entrega de obras ser essencial, esse pode ser um grande desafio para as construtoras. Afinal, o tempo é um item escasso dura na execução dos projetos.

Por essa razão, com a tecnologia, é possível ter mais facilidade ao cumprir as metas, resultando no cumprimento das entregas o que é fundamental quando se fala em construção civil, assim como indústria naval, estaleiros, portos, entre outros.

Processos inovadores e produtivos

Investir em tecnologia também é apostar em processos mais ágeis e com o custo reduzido. Se a obra se refere a construção de um imóvel e instalação de grama sintética decorativa, por exemplo, é possível realizar todas as construções com mais qualidade e aprimorar a mão-de-obra.

Organização das informações

Por fim, outra vantagem da tecnologia para a construção civil é a possibilidade de armazenar dados, informações, relatórios, orçamentos, e todos os outros tipos de documentos na nuvem.

Assim, os trabalhadores conseguem acessar os documentos de qualquer lugar e por meio de qualquer dispositivos.

Vale lembrar que essas vantagens valem tanto para empresas do setor de construção civil, como para qualquer outro segmento, como indústrias de ímã de ferrite, comércios, agências, e muito mais!

Agora que você já sabe quais são as principais vantagens da tecnologia no setor de construção civil, o que acha de aderir essa tendência? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.