1. Início
  2. Ciência e Tecnologia
  3. Meta prepara o Arena, novo aplicativo de previsões que pode usar pontos, aproveitar 3,56 bilhões de usuários e entrar na disputa direta com Polymarket e Kalshi
Faça um comentário 4 min de leitura

Meta prepara o Arena, novo aplicativo de previsões que pode usar pontos, aproveitar 3,56 bilhões de usuários e entrar na disputa direta com Polymarket e Kalshi

Imagem de perfil do autor Viviane Alves
Escrito por Viviane Alves Publicado em 24/06/2026 às 01:03 Atualizado em 24/06/2026 às 01:06
Executivo de tecnologia ajusta óculos inteligentes durante apresentação, em imagem ilustrativa sobre o novo aplicativo de previsões Arena, desenvolvido pela Meta.
Imagem ilustrativa mostra um executivo de tecnologia ajustando óculos inteligentes, em referência ao projeto Arena, aplicativo de previsões que a Meta estaria desenvolvendo para disputar espaço com Polymarket e Kalshi.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

Projeto prioritário de Mark Zuckerberg deverá funcionar fora do Facebook e Instagram, inicialmente sem dinheiro real, segundo o The New York Times

A Meta está desenvolvendo um aplicativo independente de previsões, chamado internamente de Arena, conforme revelou o The New York Times em 23 de junho de 2026.

O projeto deverá utilizar, inicialmente, um sistema de pontos semelhante aos modelos encontrados em videogames, sem envolver dinheiro real.

O aplicativo também funcionaria separadamente do Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger.

A empresa, porém, pretende aproveitar a enorme audiência dessas plataformas para apresentar o novo serviço e atrair participantes.

Fontes ouvidas pelo jornal norte-americano afirmam que o Arena é tratado como um projeto prioritário dentro da Meta.

Meta busca novos espaços de crescimento na internet

A criação do Arena integra uma estratégia mais ampla liderada por Mark Zuckerberg.

A companhia pretende desenvolver aplicativos alinhados às mudanças de comportamento dos usuários e aos novos hábitos digitais.

A Meta também procura ampliar suas possibilidades de crescimento para além das plataformas que atualmente concentram suas operações.

Dados divulgados pela empresa em 29 de abril de 2026 mostram que 3,56 bilhões de pessoas acessaram diariamente pelo menos um de seus serviços durante março.

Essa enorme base de usuários poderá ser utilizada para apresentar o Arena ao público, mesmo que o aplicativo seja independente.

O tamanho alcançado pelas redes atuais também levantou questionamentos sobre quanto Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger ainda poderão crescer.

Audiência da Meta pode impulsionar o Arena

A força das plataformas já administradas pela companhia poderá reduzir um dos principais obstáculos enfrentados por novos aplicativos.

Um serviço recém-lançado normalmente precisa investir tempo e recursos para construir uma base inicial de participantes.

O Arena, por sua vez, poderá ser divulgado para bilhões de pessoas que já utilizam diariamente os produtos da Meta.

Essa estratégia permitiria que o aplicativo alcançasse rapidamente um público amplo, apesar de manter funcionamento separado das redes sociais.

Sistema de pontos não envolveria dinheiro inicialmente

O Arena deverá começar suas atividades com um sistema de pontuação, segundo as informações publicadas pelo The New York Times.

Os usuários poderiam realizar previsões sobre diferentes acontecimentos e acompanhar os resultados dentro da plataforma.

Nenhuma aposta com dinheiro real seria oferecida durante a fase inicial do projeto.

Pessoas com conhecimento da iniciativa, contudo, afirmam que a possibilidade de movimentar recursos financeiros no futuro não foi descartada.

Nenhuma decisão definitiva sobre essa eventual mudança foi anunciada até o momento.

A Meta foi procurada pelo jornal, mas recusou-se a comentar o desenvolvimento do aplicativo.

Arena pode disputar espaço com Polymarket e Kalshi

O lançamento do aplicativo colocaria a Meta em um segmento atualmente ocupado por plataformas como Polymarket e Kalshi.

Esses serviços permitem que os participantes façam previsões sobre resultados esportivos, acontecimentos políticos e outros eventos.

As plataformas estão entre os serviços digitais que apresentam crescimento acelerado na internet, conforme destacou o The New York Times.

A presença global da Meta poderá ser utilizada para disputar usuários dentro desse mercado em expansão.

O Arena, entretanto, permanece em desenvolvimento e ainda não recebeu uma data oficial de lançamento.

Aplicativo será separado das redes sociais

A proposta prevê que o Arena não funcione como uma ferramenta integrada ao Facebook ou ao Instagram.

O projeto deverá contar com aplicativo próprio, identidade independente e dinâmica específica de participação.

Usuários das plataformas da Meta poderão ser direcionados ao novo serviço durante sua possível divulgação.

Essa conexão promocional permitiria aproveitar a estrutura existente sem transformar o Arena em uma função interna das redes sociais.

Meta Photos também está sendo desenvolvido

O Arena não é o único aplicativo independente que está sendo testado pela Meta.

A empresa também trabalha no Meta Photos, uma plataforma voltada à criação de novos formatos de mídia com inteligência artificial.

Os dois projetos mostram que a companhia avalia produtos capazes de funcionar fora de suas redes sociais tradicionais.

A Meta ainda não confirmou oficialmente quando o Arena ou o Meta Photos poderão ser disponibilizados ao público.

O Arena conseguirá atrair usuários apenas com pontos?

A proposta inicial diferencia o Arena das plataformas que permitem previsões envolvendo dinheiro real.

O sistema de pontos poderá tornar o serviço mais acessível e aproximá-lo da dinâmica encontrada em jogos digitais.

A capacidade de atrair participantes, porém, dependerá do formato final e da maneira como a Meta utilizará sua audiência global.

Você acredita que o sistema de pontos será suficiente para tornar o Arena popular ou o aplicativo dependerá de dinheiro real para competir com Polymarket e Kalshi? Deixe sua opinião!

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Tags
Viviane Alves

Redatora com foco na produção de conteúdos estratégicos voltados para macro e microeconomia, geopolítica, mercado energético, setor automotivo e comércio global.

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x