Ford fecha acordo com sindicado e irá indenizar 4 mil trabalhadores após fechamento de fábrica na Bahia

Fábio Lucas
por
-
12-05-2021 17:35:04
em Indústria e Construção Civil
ford fabrica da ford energia indústria bahia trabalhadores Foto: stimcamacari

Ford fechou um grande acordo com os 4 mil trabalhadores da unidade de Camaçari, na Bahia. A fábrica será fechada

Ford e o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, na Bahia, finalmente chegaram a um acordo para a indenização de um total de 4 mil trabalhadores da fábrica que está prestes a ser fechada. O acordo aconteceu em uma assembleia na manhã desta quarta-feira.

Estadão noticiou que o acordo da Ford com o sindicado dos metalúrgicos foi aprovado por quase unanimidade. O acordo prevê o pagamento de todos os direitos na rescisão do contrato dos trabalhadores. Além disso, o pessoal que trabalha na área de produção irá receber dois salários extras por ano de trabalho. 

O valor mínimo a ser recebido é R$ 130 mil pela Ford para cada trabalhador. Mesmo que o valor seja menor do que os R$ 130 mil, a Ford irá garantir o pagamento. 

Foto: stimcamacari

O acordo também prevê a concessão de seis meses de plano de saúde por meio do sindicado. Além de tudo, os trabalhadores com ocupação médica ainda terão uma remuneração extra paga pela empresa norte-americana. A empresa divulgou uma nota onde afirmou que fará outras ações, bem como um programa de qualificação para os 4 mil funcionários, além de suporte para a realocação dessas pessoas no mercado de trabalho. 

Além dos itens previstos no acordo, a Ford já está oferecendo um programa de qualificação dos trabalhadores e também irá oferecer suporte para recolocação por meio da contratação de uma empresa especializada“, diz um trecho da nota divulgada pela Ford. 

O sindicado destacou que houve um total de 33 rodadas de negociação entre a Ford e os trabalhadores. Tudo isso ocorreu com a mediação do Tribunal Regional do Trabalho. 

Motivos para a Ford ter deixado o Brasil

A saída da Ford do Brasil foi um grande baque para a indústria nacional. Após décadas no país, a empresa anunciou o fechamento das fábricas na Bahia e interior de São Paulo. Somados, são quase 5 mil pessoas que ficarão desempregadas com a saída da empresa do país. 

Mudança de foco da empresa

Na ocasião, a Ford informou que a decisão ocorreu devido ao agravamento da crise sanitária no país, a persistente capacidade ociosa da empresa no país e A redução nas vendas. Porém, fontes do mercado informam que o verdadeiro motivo é o foco na produção de SUVs e Picapes, além da eletrificação do mercado. Com isso, a empresa optou por sair do Brasil e vender somente produtos importados. 

Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.
fwefwefwefwefwe