Ford fechou um grande acordo com os 4 mil trabalhadores da unidade de Camaçari, na Bahia. A fábrica será fechada
A Ford e o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, na Bahia, finalmente chegaram a um acordo para a indenização de um total de 4 mil trabalhadores da fábrica que está prestes a ser fechada. O acordo aconteceu em uma assembleia na manhã desta quarta-feira.
O Estadão noticiou que o acordo da Ford com o sindicado dos metalúrgicos foi aprovado por quase unanimidade. O acordo prevê o pagamento de todos os direitos na rescisão do contrato dos trabalhadores. Além disso, o pessoal que trabalha na área de produção irá receber dois salários extras por ano de trabalho.
O valor mínimo a ser recebido é R$ 130 mil pela Ford para cada trabalhador. Mesmo que o valor seja menor do que os R$ 130 mil, a Ford irá garantir o pagamento.
-
Sem mansão, sem alto investimento e sem sala de aula tradicional, professora que vive em casa de 22 m² ensinou alunos a construir uma quitinete de 9 m² com o equivalente a R$10 mil
-
Ponte de R$ 450 milhões no Brasil terá 700 metros, deve reduzir viagens para apenas 14 minutos e promete mudar a vida de mais de 1 milhão de pessoas, criando uma nova ligação estratégica após décadas de espera
-
Sem casa própria e pressionada pelo aluguel, jovem de 25 anos comprou um barco pequeno de 15 metros, reformou o interior sozinha aos poucos, transformou o interior com pintura, piso novo, banheiro maior e passou a viver nos canais pagando muito menos por mês
-
Cansada de ver famílias dormindo na rua, São Paulo entregou microcasas de 18 m² mobiliadas e tirou 888 pessoas da rua: a Vila Reencontro virou a moradia social modelo para a população de rua

O acordo também prevê a concessão de seis meses de plano de saúde por meio do sindicado. Além de tudo, os trabalhadores com ocupação médica ainda terão uma remuneração extra paga pela empresa norte-americana. A empresa divulgou uma nota onde afirmou que fará outras ações, bem como um programa de qualificação para os 4 mil funcionários, além de suporte para a realocação dessas pessoas no mercado de trabalho.
“Além dos itens previstos no acordo, a Ford já está oferecendo um programa de qualificação dos trabalhadores e também irá oferecer suporte para recolocação por meio da contratação de uma empresa especializada“, diz um trecho da nota divulgada pela Ford.
O sindicado destacou que houve um total de 33 rodadas de negociação entre a Ford e os trabalhadores. Tudo isso ocorreu com a mediação do Tribunal Regional do Trabalho.
Motivos para a Ford ter deixado o Brasil
A saída da Ford do Brasil foi um grande baque para a indústria nacional. Após décadas no país, a empresa anunciou o fechamento das fábricas na Bahia e interior de São Paulo. Somados, são quase 5 mil pessoas que ficarão desempregadas com a saída da empresa do país.
Mudança de foco da empresa
Na ocasião, a Ford informou que a decisão ocorreu devido ao agravamento da crise sanitária no país, a persistente capacidade ociosa da empresa no país e A redução nas vendas. Porém, fontes do mercado informam que o verdadeiro motivo é o foco na produção de SUVs e Picapes, além da eletrificação do mercado. Com isso, a empresa optou por sair do Brasil e vender somente produtos importados.

Seja o primeiro a reagir!