Empresas de petróleo podem reduzir custos caso invistam em operações de otimização da cadeia de logística e digitalização

Roberta Souza
por
-
24-02-2021 14:13:37
em Petróleo, Óleo e Gás
Petróleo, logística Plataforma de petróleo

A IHS Markit, empresa que atribui números de identificação a diversos setores, divulgou que as petroleiras podem economizar até 18% ao investir em digitalização, logística e eficiência energética

A IHS Markit, empresa que atribui números de identificação IMO para empresas de diversos setores, mostrou em uma análise que as companhias de petróleo ainda tem espaço para redução de custos, que podem ser alcançados por meio de investimentos na retomada das operações, análise de dados, eficiência energética e otimização da cadeia logística. Nas contas da consultoria britânica, as operações em águas profundas podem economizar até 18%.

Confira ainda outras notícias:

A consultoria apontou uma série de medidas que as petroleiras podem tomar para reduzir os custos operacionais: o primeiro tipo de ação refere-se às operações remotas. Utilizar tecnologias avançadas em tecnologia de sensores, redes de comunicação e controle e infraestrutura de TI, por exemplo.

“Essa mudança vai além das tarefas básicas de vigilância que estão em andamento há anos e em direção a atividades mais complexas, como controle completo de ativos, verdadeira visita por exceção, inspeção de instalações e suporte de manutenção remota”, diz a IHS.

Diminuição de custos e emissões de carbono:

A IHS Markit também afirmou que reduzir custos e reduzir emissões não são o contrário. Em vez disso, a empresa de consultoria descobriu que existe uma conexão estreita entre os operadores mais eficientes e aqueles que fazem o melhor para reduzir a intensidade de carbono e seus ativos.

A consultoria concluí dizendo que “A otimização da cadeia de suprimentos e da logística, juntamente com as operações remotas, minimizam o número de viagens feitas e o número de quilômetros percorridos para realizar o trabalho necessário. O potencial de melhoria de eficiência de 20% a 40% documentado pelo IHS Markit seria acompanhado por uma redução semelhante nas emissões veiculares”.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos