Combustíveis – Alta do dólar tem maior influência nos preços que o valor do petróleo

Roberta Souza
por
-
23-02-2021 18:18:17
em Petróleo, Óleo e Gás
Combustíveis, dólar, petróleo Combustível

Os preços do combustíveis variam de acordo com o preço do barril de petróleo e com o valor do dólar

Os preços dos combustíveis diferem principalmente com base em duas variáveis ​​principais: o preço do barril de petróleo e o preço do dólar. O preço do petróleo Brent, que a Petrobras usa como referência, subiu quase 15%. Porém, se observarmos um período de tempo maior, o principal vilão do aumento dos preços da gasolina e do diesel é a moeda americana, que hoje está 5,44 reais.

Leia ainda outras notícias:

Impacto com a pandemia:

O setor de petróleo teve grande impacto com a covid-19, mas com a restauração da economia, os preços voltaram às suas posições originais. No pregão de sexta-feira (19), a cotação do petróleo do tipo Brent atingiu US$ 64,44 o barril. Apesar de um aumento significativo em relação ao pior momento, o preço do barril de petróleo ainda caiu 6,9% em relação a janeiro passado.

No entanto, os preços dos combustíveis no Brasil não acompanharam essa queda. De acordo com ANP, em janeiro de 2020, o brasileiro pagava em média 4,58 reais por litro de gasolina. Agora ele tem que pagar em média 4,83 reais – mas, em alguns estados, já pagou mais de 5 reais por litro.

A influência da moeda americana:

De janeiro de 2020 até o hoje, o dólar norte-americano subiu 34% em relação ao real. Na segunda-feira (22), a situação ainda era complicada e a cotação do dólar ultrapassou 5,50 reais. Isso levou o Banco Central (BC) a realizar um leilão de US$ 1 bilhão para amenizar as perdas.

Alessandra Ribeiro, economista e sócia da Tendências Consultoria, diz que “Quando olhamos em um horizonte maior, o câmbio foi muito mais importante para a alta do combustível do que o petróleo”.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe