1. Início
  2. / Economia
  3. / Aneel informa que aumento na conta de luz deve ser o maior desde 2018
Tempo de leitura 2 min de leitura

Aneel informa que aumento na conta de luz deve ser o maior desde 2018

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 23/02/2021 às 18:13
Aneel, contas de luz, luz
Linhas de transmissão de energia

André Pepitone, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, diz que o aumento médio da conta de luz deverá ser de 13%

O diretor-geral da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, André Pepitone afirma que o aumento médio da conta de luz em 2021 deve ser o maior desde 2018. André estima um aumento de 13%, que com devolução de impostos pode cair a 8%, mas que mesmo assim será o maior índice em três anos. No último dia 20, o prresidente Jair Bolsonaro afirmou que vai “meter o dedo na energia elétrica” pois se trata de “outro problema” do país.

Confira ainda outras notícias:

O presidente da república Jair Messias Bolsonaro, que anunciou no dia 19/02 a substituição do presidente da Petrobras, colocando no cargo o general Joaquim Silva e Luna, disse que também irá fazer alterações no setor de energia elétrica do país. “Vamos meter o dedo na energia elétrica, que é outro problema também”.

Esses aumentos nas contas de luz viria num momento em que o país ainda sofre com os reflexos da pandemia da Covid-19 na economia. Por isso, segundo Pepitone em entrevista ao G1, ela já estuda outras medidas para reduzir a pressão das tarifas de energia.

“[O aumento médio de 8%] ainda é alto. Então a gente tem que encontrar medidas adicionais também para trabalhar esses 8%”, disse Pepitone. “Estamos avaliando neste momento quais seriam essas opções, mas estamos buscando medidas neste sentido”, disse André.

Influências do reajuste:

De acordo com a Aneel, diversos fatores levaram a um aumento acentuado nas contas de luz em 2021. Vão desde maior uso de termelétricas até taxas de câmbio.

Desde o ano passado, a alta do dólar é causada principalmente pela pandemia, que encarece a energia produzida pela usina hidrelétrica de Itaipu, que é a maior do país, que pode atender cerca de 10% da demanda nacional.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos