BMW i3, carro elétrico vendido no Brasil, deve ganhar novo modelo com gerador movido a etanol

Valdemar Medeiros
por
-
11-07-2021 10:02:55
em Logística e Transporte
BMW i3 - BMW - carro elétrico - gerador - etanol BMW modelo i3 – créditos: webmotors

Pensando na sustentabilidade, a montadora alemã BMW colocará em seu carro elétrico BMW i3 um extensor de autonomia movido a etanol

O BMW i3, carro elétrico que é vendido no país desde 2014, ganhará novidades em breve. A BMW anunciou que está testando uma unidade do modelo que possui um gerador movido a etanol. Em algumas versões do BMW i3, são utilizados pequenos motores de scooter de 650 cm³, movido a gasolina, para recarregar a bateria que fornece energia ao motor elétrico.

Leia também

Novo modelo BMW i3 será totalmente neutro

POR QUE O BMW I3 é um dos carros mais a frente de seu tempo?? | ApC

O carro elétrico, que atualmente custa R$ 304.950, com o uso do etanol, passará a ser totalmente neutro em emissões de CO², já que os gases que são liberados pelo sistema de escape podem ser reabsorvidos pelas plantações de cana de açúcar.

O gerador elétrico do carro da BMW é o mesmo do motor de scooter movido a gasolina, ou seja, 170 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque. Esse motor bicilíndrico que vem de scoorters da BMW Motorrad atua como um gerador de eletricidade, mas permite que o motor do carro elétrico funcione mesmo com as baterias descarregadas.

Mesmo assim, isso não faz dele um híbrido, já que o pequeno motor do BMW i3 Rex não traciona as rodas, só gera uma carga extra às baterias do carro elétrico, aumentando a autonomia em até 60 quilômetros. É justamente esse pequeno motor de scooter que pode ser convertido a etanol com o objetivo de neutralizar as emissões de CO2 no veículo da BMW.

Alterações realizadas pela BMW no carro elétrico

Para instalar a conversão em etanol, a montadora revelou que foi necessário realizar algumas alterações no cabeçote do motor e aumentar a taxa de compressão, que também foi feito em carros que utilizavam motor a gasolina e passaram a ser flex. O desenvolvimento do BMW i3 movido a etanol foi feito pela montadora com a parceria da AVL do Brasil.

A empresa ainda não tem uma data oficial para estrear a tecnologia no Brasil e afirma que não há chances de apresentar o carro elétrico movido a etanol em curto prazo, porém sabe que o conjunto está quase pronto para as ruas.

Conheça melhor o carro elétrico da montadora alemã que é um sucesso

O carro elétrico BMW i3, que está à venda no Brasil há mais de 7 anos, possui uma aceleração de 0 a 100 km/h em incríveis 7,3 segundos. O veículo tem capacidade de chegar a uma velocidade de 150 km/h e sua bateria faz com que ele alcance uma autonomia de 335 km no ciclo WLTP e 440km com o opcional extensor de autonomia (com o uso do pequeno motor citado anteriormente).

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe