Motoristas que trafegam por rodovia estão indignados com as longas filas nos pedágios, atribuídas à escassez de atendentes. A Eixo SP, concessionária responsável, anunciou a implementação de cabines de autoatendimento com pagamento por aproximação na tentativa de contornar o problema e melhorar a fluidez no tráfego.
A rotina de quem trafega pela Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) tem sido marcada por desafios que vão além do trânsito habitual.
Recentemente, uma nova queixa tem ganhado destaque entre os condutores que utilizam o trecho entre Garça e Marília: a escassez de atendentes nas praças de pedágio, resultando em longas filas e atrasos indesejados.
O problema não é recente, mas a situação tem se agravado com a redução do número de cabines operacionais.
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Muitos motoristas relatam que precisam esperar por mais de 30 minutos para conseguir passar pelo pedágio, mesmo nos horários de menor movimento.
Para quem utiliza a rodovia diariamente, os atrasos representam um transtorno significativo, impactando desde compromissos profissionais até deslocamentos pessoais.
Revolta dos motoristas
Lúcio Alexandre, motorista frequente dessa rodovia, expressou sua insatisfação nas redes sociais.
“Isso já deveria ter sido resolvido há muito tempo. Está uma palhaçada. Só funciona uma catraca de um lado e uma do outro”, disse.
Segundo ele, “no começo, havia bastante funcionários, mas agora fizeram essa palhaçada”.
“Além de pagarmos um absurdo pelo pedágio, ainda temos que enfrentar isso. Perdemos mais de meia hora para passar na catraca. Até que alguém perde a paciência e passa com tudo, catraca e tudo. É o que vai acabar acontecendo”, afirmou.
As reclamações têm se multiplicado em grupos de motoristas e nas redes sociais. Muitos destacam que, além do valor elevado da tarifa, o serviço prestado pelas concessionárias tem deixado a desejar.
A falta de informações sobre o motivo da redução dos atendentes também gera incómodo.
Resposta da concessionária
A concessionária responsável pela administração da rodovia, Eixo SP, afirmou que o número de cabines em operação corresponde ao volume de tráfego e aos critérios de atendimento estabelecidos pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
Segundo a empresa, medidas estão sendo implementadas para melhorar o fluxo e reduzir o tempo de espera dos motoristas.
Uma dessas iniciativas é a implantação de cabines de autoatendimento, que permitirão o pagamento por aproximação com cartão de débito.
De acordo com a Eixo SP, essa solução busca “agilizar o processo e oferecer mais uma opção aos motoristas”.
Iniciativas para melhorar o atendimento
Além das cabines de autoatendimento, a concessionária destaca outros benefícios para quem utiliza a rodovia com frequência.
Motoristas que optam pelo pagamento automático com tags recebem um desconto de 5% na tarifa.
Também são aplicados descontos progressivos a partir da segunda passagem pela mesma praça, no mesmo sentido e dentro de um mesmo mês.
No entanto, muitos motoristas argumentam que essas medidas não são suficientes.
Usuários de aplicativos de transporte e caminhoneiros apontam que a implantação de cabines automáticas não resolve a situação dos veículos de maior porte, que exigem atendimento presencial.
“Não é todo mundo que pode usar tag ou cartão. Tem muito motorista que paga em dinheiro. A gente precisa de gente nas cabines”, comentou um caminhoneiro em um grupo de discussão online.
Impacto econômico e na mobilidade
O problema das filas nos pedágios também gera impactos econômicos. Empresas de logística relatam prejuízos devido ao aumento no tempo de deslocamento das cargas.
Além disso, motoristas de aplicativos e taxistas reclamam da perda de clientes que evitam trajetos com pedágios congestionados.
Pesquisadores da área de transporte destacam que a modernização das praças de pedágio é um caminho necessário, mas ressaltam que a transição deve ser feita de maneira planejada para evitar transtornos aos usuários.
“A digitalização do pagamento é positiva, mas precisa vir acompanhada de alternativas para quem não tem acesso a essas tecnologias”, afirmou um especialista do setor.
Para especialistas, a situação nas praças de pedágio da SP-294 evidencia o desafio de equilibrar arrecadação e qualidade dos serviços prestados.
Enquanto a concessionária Eixo SP aposta em novas tecnologias, os motoristas cobram soluções mais eficazes e inclusivas.
Com as filas persistindo e o descontentamento aumentando, resta saber se as medidas anunciadas serão suficientes para aliviar a insatisfação e garantir uma viagem mais tranquila para quem depende diariamente dessa rodovia.