Novos radares e redutores de velocidade começaram a operar em 15 pontos das rodovias administradas pela Caminhos da Serra Gaúcha (CSG). As instalações visam aumentar a segurança viária e reduzir acidentes. Motoristas devem estar atentos aos novos limites de velocidade, que variam entre 40 km/h e 60 km/h, conforme a sinalização local.
A segurança nas rodovias é uma preocupação constante para autoridades e motoristas. Recentemente, medidas significativas foram adotadas para monitorar e controlar o tráfego em importantes vias do Rio Grande do Sul.
A partir deste mês de fevereiro, 25 novos radares e redutores de velocidade entraram em operação em 15 pontos estratégicos das rodovias administradas pela Caminhos da Serra Gaúcha (CSG).
Esses equipamentos foram instalados nas rodovias ERS-122, RSC-453, ERS-240, RSC-287 e BR-470, com limites de velocidade que variam entre 40 km/h e 60 km/h, conforme a sinalização local.
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Locais de instalação dos novos equipamentos
Os pontos de instalação foram definidos após dois meses de estudos realizados pela equipe técnica do Programa de Redução de Acidentes da CSG.
A ERS-122 é a rodovia com maior cobertura, contando com 10 locais monitorados. Outros cinco pontos estão distribuídos nas rodovias RSC-453, ERS-240, RSC-287 e BR-470, totalizando 25 equipamentos entre radares e redutores de velocidade.
Funcionamento e fiscalização
Os trechos que receberam os novos equipamentos foram devidamente sinalizados, obedecendo às normas de trânsito vigentes.
A emissão de multas por excesso de velocidade é de responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer/RS), e o valor arrecadado é destinado ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Opinião das autoridades
Ricardo Peres, diretor-presidente da CSG, destacou que os instrumentos de controle de velocidade surgem como alternativa para a redução de acidentes em locais de maior incidência.
Ele afirmou que, além da avaliação técnica, foram ouvidas instituições de segurança e a comunidade para a definição dos locais de maior urgência.
Inicialmente, estavam previstas instalações em 10 pontos, mas, após o período de testes, identificou-se a necessidade de acrescentar mais cinco pontos, ampliando a segurança.
Sandro Wagner Vaz dos Santos, diretor de Operação Rodoviária do Daer/RS, acrescentou que os novos controladores de velocidade instalados pela concessionária, junto com os já existentes, proporcionarão um aumento significativo na segurança das rodovias, ajudando a coibir o excesso de velocidade praticado por alguns motoristas.
Ele ressaltou que o Daer está preparado para processar os autos de infração gerados, garantindo rodovias mais seguras para todos.
Detalhamento dos pontos monitorados na rodovia
A ERS-240, no quilômetro 7, em ambos os sentidos, recebeu dois redutores de velocidade com limite de 60 km/h. Na ERS-287, no quilômetro 1, também em ambos os sentidos, foram instalados dois redutores com limite de 40 km/h.
A BR-470, no quilômetro 226,2, conta com dois radares em ambos os sentidos, com limite de 60 km/h. A RSC-453, nos quilômetros 107 e 117, recebeu, respectivamente, dois redutores e dois radares, ambos em ambos os sentidos, com limites de 50 km/h e 60 km/h.
A ERS-122 teve vários pontos monitorados, incluindo os quilômetros 10,8, 46,1, 46,7, 50,5, 55,6, 72,1, 85,5, 92, 107,9 e 136,2, com diferentes combinações de radares e redutores, e limites variando entre 40 km/h e 60 km/h.
Sobre a concessão da CSG
A CSG é responsável pela administração e manutenção de 271,5 km de rodovias, incluindo a totalidade da ERS-122, ERS-446 e ERS-240, além de trechos da RSC-453, BR-470 e RSC-287.
Essas rodovias abrangem municípios como Antônio Prado, Bento Gonçalves, Bom Princípio, Campestre da Serra, Capela de Santana, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Montenegro, Portão, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Triunfo e Vacaria.
O contrato de concessão, iniciado em fevereiro de 2023, tem duração de 30 anos e prevê investimentos superiores a R$ 4,6 bilhões, incluindo obras de duplicação, implantação de terceiras faixas, ampliação da segurança viária e sinalização, atendimento 24 horas, manutenção, entre outras ações.
Reações da comunidade com os radares na rodovia
Antes da ativação dos novos equipamentos, moradores das áreas próximas apoiaram a iniciativa, devido à alta incidência de acidentes nesses trechos.
Contudo, após o início da operação, surgiram algumas reclamações relacionadas à sinalização.
Por exemplo, em certos pontos, há uma proximidade entre placas que indicam limites de velocidade diferentes, o que pode confundir os motoristas.
A CSG foi questionada sobre essa situação, mas ainda não se manifestou.
Fiscalização eletrônica no Rio Grande do Sul
A fiscalização eletrônica, conhecida popularmente como “pardais”, é uma estratégia amplamente utilizada no estado para monitorar e controlar a velocidade nas rodovias.
Esses dispositivos possuem sensores instalados no pavimento e são programados para flagrar motoristas que excedem o limite de velocidade estabelecido no trecho.
O programa de monitoramento eletrônico conta com diversas faixas fiscalizadas por pardais em várias rodovias do Rio Grande do Sul.
A sinalização clara e coerente é fundamental para garantir a eficácia da fiscalização eletrônica e a segurança dos motoristas.