Vazamento de gasoduto submarino causa incêndio de grande proporção no Golfo do México

Valdemar Medeiros
por
-
03-07-2021 12:31:17
em Petróleo, Óleo e Gás
Gasoduto pegando fogo – créditos: ABC chicago

Uma das maiores plataformas da Petróleos Mexicanos (Pemex), teve um vazamento de gasoduto submarino e causou uma explosão e incêndio de 150 metros, no Golfo do México

Uma fuga de gás no gasoduto submarino da companhia Petróleos Mexicanos (Pemex), a uma profundidade de quase 80 metros, causou, na madrugada desta sexta-feira (02), uma explosão e um incêndio de 150 metros da plataforma Ku Sierra, no Golfo do México.

Leia também

O controle do incêndio

De acordo com a Pemex, o incêndio causado pelo vazamento no gasoduto submarino foi controlado após as válvulas de interconexão terem sido fechadas e também afirma que não houve nenhuma vítima. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas.

De acordo com o relatório do incidente, a maquinaria das instalações de produção da Ku Maloob Zaap foi atingida por uma chuva forte e uma tempestade elétrica. A empresa enviou ao Golfo do México barcos de controle de incêndio que bombearam mais água para controlar a situação. Apesar dos rumores, as causas do vazamento no gasoduto submarino ainda permanecem desconhecidos.

Nenhum risco de óleo lançado no mar

De acordo com Angel Carrizales, chefe da agência reguladora de segurança de petróleo no México, o incidente com o vazamento do gasoduto da plataforma no Golfo do México, não causou nenhum derramamento de óleo no mar, entretanto não foi explicado por ele, o que queimava na superfície aquática.

De acordo com informações, esta plataforma da Petróleos Mexicanos, conhecida como Ku Maloob Zap, citada anteriormente, é uma das mais importantes para a companhia e é responsável por mais de 40% dos mais de 1,5 milhão de barris produzidos por dia. Apesar disso, o KMZ, que teve o vazamento no gasoduto submarino sofreu um declínio de produção desde 2019 caindo de 770 mil barris a 640 mil, em 2020 que contribuiu ainda mais com o declínio devido à pandemia do novo coronavirus.

O Golfo do México

Conhecido como o Mediterrâneo das Américas, o Golfo do México é uma grande bacia oceânica ou massa de água que é rodeada por terra. Ele fica localizado entre a América do Norte e a América Central, banhando o Estados Unidos, nos estados da Flórida, Alabama, Mississippi, Louisiana e Texas e também o México nos estados de Tamaulipas, Tabasco, Veracruz, Lucatã, Campeche e também a ilha de Cuba.

O Golfo possui uma área de aproximadamente 1,5 milhões de km² e um volume de aproximadamente 2.400 mil km² e é composto principalmente pelas águas do Oceano Atlântico.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.