Vazamento de combustível de navio no terminal da Transpetro, no Porto de Santos causa pânico

Valdemar Medeiros
por
-
25-11-2020 13:56:26
em Indústria Naval, Portos e Estaleiros
Transpetro - combustível - Porto de santos Navio vazando combustível

Nesta terça-feira (24) houve um vazamento de combustível em um navio no terminal da Transpetro, na margem direita no porto de Santos.

As equipes tentaram conter o vazamento de combustível MF, com destinação ao abastecimento de grandes navios, do terminal da Transpetro, no Porto de Santos. Segundo a SPA – Santos Port Authority, que é a responsável pelo cais do porto de santos, não há nenhum ferido, e se mobilizaram vários órgãos para a contenção de combustível e limpeza da área.

Leia também

Inicio do vazamento ocorreu durante transferência

O vazamento de combustível se deu inicio durante uma transferência de combustível da embarcação Papoula, de bandeira brasileira, ancorada no terminal da Transpetro. As causas do acidente ainda seguem sendo apuradas. Logo após a identificação do vazamento de combustível, a área foi logo isolada, as operações de carga foram interrompidas, e se iniciaram os trabalhos de limpeza do combustível pelas equipes.

Equipes como Ibama, Cetesb e CPSP acompanharam de perto a situação de vazamento de combustível no local.

Transpetro explica acerca do combustível contido no convés da embarcação

De acordo com a Transpetro, o combustível armazenado no convés da embarcação e a menor parte que, atingiu o mar, foi totalmente neutralizada pelas barreiras de prevenção, que se situam ao redor da embarcação ancorada.

Cetesb se pronuncia acerca do vazamento de combustível

Segundo a Cetesb, logo após o acidente, o CRE do terminal foi acionado, por hora não foram encontrados resquícios de óleo fora do local onde ocorreu o vazamento de combustível.

Segundo a Capitania dos Portos, todas as medidas de contenção e coleta do combustível foram tomadas pelo terminal e empresa, a fim de prevenir maiores danos ao meio ambiente. Uma equipe de Inspeção Naval foi até o local, para verificação dos procedimentos de contenção, se estão realmente sendo realizadas de acordo.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.