Petrobras anuncia aumento significativo em contratações da estatal

Petrobrás
 

Nesta segunda-feira (25), a Petrobras informou ao mercado o aumento significativo na margem de contratações da empresa. Essa conquista aproxima-se de R$ 1 bilhão, e se deu graças a aplicação das novas regras da Lei das Estatais (13.303/2016), a qual tem como finalidade dispor referente o estatuto jurídico de empresas públicas, sociedades de economia mista e suas respectivas subsidiárias no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Esse é a realidade do cenário de após um ano de aplicação das novas regras da Lei, cenário esse que desde então vem facilitando a entrada de novas empresas através de diferentes modos de disputa, que de acordo com a mesma, após sua mudança e o favorecimento de entrada de novas empresas no que se refere aos fornecedores, a Petrobras também já contabilizou mais de 1.500 licitações publicadas.

Segundo o gerente executivo de Suprimentos de Bens e Serviços da Petrobras, Cláudio Araújo, a avaliação que se faz desse período é muito positiva. “Percebemos que se abriram mais oportunidades de acesso ao mercado, além da entrada de fornecedores que antes não participavam. Estão aparecendo empresas muito boas, que não chegavam pelo processo anterior”, disse Araújo, lembrando que não são mais enviadas cartas-convite aos fornecedores e que toda licitação agora é publicada no Diário Oficial da União.

Claudio Araújo, gerente executivo ainda ressalta que, o número de propostas válidas multiplicou, aumentando de quatro para oito neste primeiro ano e afirmou que o tempo do processo de contratação reduziu cerca de 30%, aproximadamente. O que beneficia bastante a maior estatal brasileira.

“É um trabalho que temos feito nos últimos anos a partir da otimização e simplificação de processos, bem como da adoção de soluções tecnológicas. Mas a lei ajuda em alguns aspectos,  como por exemplo na restrição a uma fase de recurso. Antes eram dois momentos de recurso”, prosseguiu Cláudio.

O gerente executivo destaca ainda que de acordo com alguns conjuntos de ações, a Petrobras trabalhou desde 2016 para a legitimação da lei que aconteceu no ano passado, destacando a quantidade de horas trabalhadas, treinamentos e participações em eventos, para então captar todos as oportunidades… fazendo com que a Petrobras aumentasse significativamente na margem de contratações da empresa.

Veja também: PetroRio fecha acordo do Frade com a Chevron. 

Sobre Bruna Fiorani

Brasileira, casada, Técnica em Logística, concluinte do curso de Administração na FeMASS (Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos), com conhecimento intermediário da língua inglesa e fotógrafa.