Transpetro bate recorde histórico nos terminais de Angra dos Reis e Suape movimentando 1,11 milhão de toneladas de óleo combustível da Petrobras

Flavia Marinho
por
-
15-06-2020 13:26:27
em Petróleo, Óleo e Gás
Transpetro bate recorde histórico nos terminais de Angra dos Reis e Suape movimentando 1,11 milhão de toneladas de óleo combustível da Petrobras Transpetro bate recorde histórico nos terminais de Angra dos Reis e Suape movimentando 1,11 milhão de toneladas de óleo combustível da Petrobras

Transpetro bate recordes em meio à pandemia, em maio, a companhia movimentou 1,11 milhão de toneladas de óleo combustível, volume exportado pela Petrobras

Em meio à pandemia da Covid-19, a Transpetro registra desempenho operacional histórico nos terminais de Angra dos Reis e Suape movimentando 1,11 milhão de toneladas de óleo combustível da Petrobras no mês de maio. CONTRATOS DE PARTILHA RENDERAM UMA PRODUÇÃO DE 56 MIL BARRIS DE PETRÓLEO EM ABRIL

Leia também

O recorde das exportações ocorre em um período desafiador da economia mundial com redução da demanda global por petróleo e derivados ocasionada pela pandemia do COVID-19 e supera em 10% o melhor resultado anterior, alcançado em fevereiro deste ano.

De acordo com a Petrobras, os terminais de Angra dos Reis (Tebig) e de Suape (PE) também apresentaram desempenho operacional histórico no mesmo período.

A Petrobras ressalta que, em 01/01/2020, entrou em vigor a nova especificação mundial dos combustíveis marítimos, que reduziu de 3,5% para 0,5% o limite de teor de enxofre no óleo combustível, o que beneficia o produto oferecido pela estatal.

Além do aumento da demanda, contribuíram para o recorde a maior integração entre áreas de programação da Transpetro e da Petrobras e a aposta nas soluções voltadas para eficiência operacional.

Terminais logísticos Transpetro

Na Transpetro, o ocex é exportado a partir dos terminais de Santos (SP), São Sebastião (SP), Ilha D’Água (RJ), Madre de Deus (BA), Suape (PE) e, eventualmente, Angra dos Reis (RJ). Santos, Ilha D’Água e Madre de Deus são opções logísticas para essa operação por estarem próximos às principais produtoras desse derivado no país: as refinarias do Vale do Paraíba (Revap/SP), do Planalto Paulista (Replan/SP), Duque de Caxias (Reduc/RJ) e Landulpho Alves (Rlam/BA).

Os terminais da Transpetro de São Sebastião e de Suape possuem autorização para movimentar óleos combustíveis por meio de operações de transbordo (o produto passa de um navio para outro, sem utilizar a tancagem das unidades), que permitem a exportação utilizando navios de maior capacidade.

O Terminal Aquaviário de Suape, aliás, também apresentou um recorde na movimentação de produtos no mesmo mês, sendo o ocex um dos principais na lista. Atingiu a marca de 2,2 milhões de metros cúbicos, superando a anterior de 2,1 milhões de metros cúbicos.

Em Angra, as equipes do Terminal realizaram a operação de 41 navios, maior número alcançado em seus 43 anos de atividades, garantindo a entrega do petróleo exportado pela Petrobras a países como China e Índia.

A Transpetro é uma empresa brasileira de transporte e logística de combustíveis atuante nas operações de importação e exportação de petróleo e derivados, gás e etanol.

Publicidade




Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.