Trabalho em conjunto entre governo do Paraná e Itaipu Binacional oferece oportunidades de investimentos focados na sustentabilidade

Fábio Lucas
por
-
02-06-2021 22:03:27
em Economia, Negócios e Política
Trabalho conjunto entre governo do Paraná e Itaipu Binacional oferece oportunidades de investimentos focados na sustentabilidade Crédito: Sara Cheida | Itaipu Binacional

Governo do Paraná e Usina Itaipu Binacional estão trabalhando juntos. Parceria gera oportunidades de investimentos com foco em sustentabilidade

O governo do Paraná e Sanepar, Itaipu Binacional, o painel Energia, Estratégicos e Sustentabilidade para o Desenvolvimento Territorial, do 4ª Fórum de Investimentos Brasil, destacou a capacidade do estado Paraná em oferecer várias oportunidades para investimentos focados na sustentabilidade.

Leia também

A Itaipu foi representada pelo diretor de coordenação Luiz Felipe Cabonell e, pelo superintendente de Gestão ambiental, Ariel Scheffer da Silva. Também estiveram presentes Cláudio Stabile, presidente da Sanepar, o vice-governador do estado do Paraná, Darci Piana, e o conselheiro da Itaipu José Carlos Aleluia Costa. 

Piana e Carbonll destacaram a importante parceria entre o governo do estado do Paraná e a Usina Itaipu para a melhoria da infraestrutura da região com várias obras estruturantes. A construção da segunda ponte com o Paraguai e a ampliação da pista de pouso do Aeroporto Internacional de Foz foram alguns dos exemplos citados. 

Fórum de Investimentos Brasil: Foto: FIB

Carbonell destacou que os investimentos em infraestrutura, aliados aos investimentos pela Itaipu em meio ambiente, tais como a manutenção de áreas protegidas, cuidados com rios e o reservatório, além da formação do corretor de biodiversidade e novas tecnológicas, como as pesquisas do Parque Tecnológico Itaipu em biogás, solar fotovoltaica, baterias de sódio e hidrogênio, têm um grande potencial de atrair novos investimentos para a região.  

Itaipu é muito mais do que geradora de energia. É um caso de sucesso de uma empresa que investiu e segue investindo, abrindo oportunidades para novos investimentos públicos e privados na região” destacou Carbonell. 

Números da economia do Paraná

O vice-governador aproveitou a oportunidade para dar mais destaque ao panorama atual em números da economia do estado do Paraná. Ele falou do polo automotivo com presença na região que tem a capacidade de produzir até 500 mil veículos por ano, do principal polo de produção de papel do Brasil, da presença de 7 das 10 maiores cooperativas da América Latina no estado, além do grande feito do estado ser o maior produtor de alimento por metro quadrado do planeta. 

Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.