1. Início
  2. Petróleo e Gás
  3. Royalties de maio sobem no Norte Fluminense, mas instabilidade preocupa setor de petróleo, diz especialista
RJ
Faça um comentário 2 min de leitura

Royalties de maio sobem no Norte Fluminense, mas instabilidade preocupa setor de petróleo, diz especialista

Imagem de perfil do autor Romário Pereira de Carvalho
Escrito por Romário Pereira de Carvalho Publicado em 22/05/2025 às 09:12
Petróleo, Royalties
Imagem: IA
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

Campos, Macaé, Quissamã, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana registram aumento nos royalties de maio, mas paralisação da P-53 pode reduzir os repasses no próximo mês

Os municípios produtores de petróleo do Norte Fluminense receberam nesta quinta-feira (22) os repasses referentes aos royalties do mês de maio. O total distribuído entre Campos, Macaé, Quissamã, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana ultrapassou R$ 160 milhões, segundo dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Macaé liderou a arrecadação, com R$ 80,2 milhões. O valor representa um aumento de 14,4% em relação ao mês anterior, quando o município havia recebido pouco mais de R$ 70 milhões.

Em seguida, vem Campos dos Goytacazes, com R$ 45,8 milhões, alta de 12% sobre o montante de abril, que foi de R$ 40,9 milhões.

Outros municípios da região também tiveram crescimento. Quissamã arrecadou R$ 11,5 milhões, um avanço de 8% sobre os R$ 10,6 milhões do mês anterior.

São João da Barra passou de R$ 15,8 milhões para R$ 18,1 milhões, com variação de 14,5%. Já São Francisco de Itabapoana teve um aumento de 21,1%, recebendo R$ 4,3 milhões em maio.

Os valores correspondem à produção registrada em março deste ano e indicam um cenário de crescimento momentâneo. No entanto, segundo o superintendente de Petróleo e Gás de São João da Barra, Wellington Abreu, o setor continua enfrentando instabilidade.

Apesar deste resultado momentaneamente favorável, o cenário global segue marcado por elevada volatilidade”, afirmou. Ele lembrou que a cotação do petróleo caiu de mais de US$ 70 em março para entre US$ 60 e US$ 66 em abril, permanecendo nesse patamar.

Wellington destacou que a dependência regional das receitas do petróleo torna a situação ainda mais delicada. Para junho, a previsão é de queda nos repasses. O motivo seria a paralisação da plataforma P-53, que impactou negativamente a produção local.

Segundo ele, os municípios de Campos, Macaé e Rio das Ostras deverão ser os mais afetados na próxima distribuição. O repasse de junho terá como base o desempenho da produção em abril, período já impactado pela interdição da unidade pela própria ANP.

Com informações de J3 News.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Romário Pereira de Carvalho

Já publiquei milhares de matérias em portais reconhecidos, sempre com foco em conteúdo informativo, direto e com valor para o leitor. Fique à vontade para enviar sugestões ou perguntas

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x