Segundo a Reuters, a SpaceX pretende construir um gasoduto de 13 km no Texas para abastecer o Starship e reduzir a dependência de caminhões-tanque.
A SpaceX pretende dar um passo importante para ampliar a frequência de lançamentos do Starship. Segundo documentos apresentados à Texas Railroad Commission e obtidos pela Reuters, a empresa planeja iniciar, em julho, a construção de um gasoduto de 13 quilômetros que levará metano diretamente até a Starbase, no Texas. A expectativa é reduzir o tempo gasto com o abastecimento dos foguetes e criar uma estrutura compatível com os planos de expansão da companhia.
Por que a SpaceX quer substituir caminhões por um gasoduto?
Hoje, cada lançamento do Starship exige cerca de 2,4 milhões de litros de metano líquido. Esse combustível é transportado até a base por centenas de caminhões-tanque, em uma operação que pode levar horas para ser concluída.
Com a implantação do gasoduto, chamado Starpipe, a empresa pretende simplificar essa etapa da operação. Conforme os documentos analisados pela agência de notícias, a estrutura terá como destino a Starbase e deverá entrar em funcionamento até 26 de janeiro de 2027.
-
Petrobras bate recorde de produção no pré-sal: 2,66 milhões de barris por dia
-
Petrobras começa a perfurar a Foz do Amazonas, o poço mais polêmico do país, na Margem Equatorial
-
Petrobras anuncia investimento que vai dobrar a oferta de gás natural do Nordeste
-
Petrobras aprova refinaria de US$ 1,2 bilhão em Cubatão para produzir querosene de avião e diesel a partir de plantas
Projeto acompanha a meta de aumentar os lançamentos do Starship
A necessidade de uma nova infraestrutura está diretamente ligada aos objetivos da empresa para o Starship. Desde 2023, o foguete já realizou 12 lançamentos de teste, mas Elon Musk pretende ampliar esse número para dezenas, centenas e, futuramente, milhares de missões por ano.
Sendo assim, o volume de combustível exigido em cada lançamento torna o modelo atual de abastecimento incompatível com esse ritmo de crescimento, o que explica o investimento em uma solução permanente.

Empresa também estuda produzir o próprio combustível
O Starpipe pode representar apenas uma parte dos planos da SpaceX para ampliar sua autonomia no fornecimento de combustível.
Ainda de acordo com a Reuters, registros do Condado de Cameron mostram que a empresa assinou mais de 100 contratos de arrendamento ligados a petróleo e gás desde 2023.
A estratégia também foi confirmada pela presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell. Em entrevista à CNBC, no dia 12 de junho, ela afirmou que a empresa quer erguer gasodutos, fabricar o próprio propelente e até estuda a extração do gás natural que usaria em suas operações.
Especialistas veem desafios, mas plano pode fortalecer a estratégia da empresa
Ouvido pela Reuters, o consultor do setor de energia Stan Lindsey afirmou que o projeto é tecnicamente possível, embora envolva desafios. Segundo ele, o Starpipe também pode servir como alternativa caso a SpaceX não consiga avançar na produção própria de gás natural.

Os documentos analisados pela agência ainda indicam que o gasoduto terá diâmetro de 406 milímetros, capacidade considerada superior à necessária para sustentar os 25 lançamentos anuais atualmente autorizados pela Autoridade Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).
Segundo o prospecto do IPO da empresa, a ampliação dessa infraestrutura acompanha os planos de longo prazo da companhia, que incluem a implantação de milhares de satélites movidos a energia solar voltados para aplicações em inteligência artificial.
Com informações do Olhar Digital
