1. Início
  2. Petróleo e Gás
  3. SpaceX quer reduzir a dependência de comboios de caminhões para transportar combustível e planeja construir gasoduto de 13 km para acelerar lançamentos foguetes Starship nos Estados Unidos
Faça um comentário 3 min de leitura

SpaceX quer reduzir a dependência de comboios de caminhões para transportar combustível e planeja construir gasoduto de 13 km para acelerar lançamentos foguetes Starship nos Estados Unidos

Imagem de perfil do autor Andriely Medeiros de Araújo
Escrito por Andriely Medeiros de Araújo Publicado em 26/06/2026 às 17:46 Atualizado em 26/06/2026 às 17:49
Segundo a Reuters, a SpaceX pretende construir um gasoduto de 13 km no Texas para abastecer o Starship e reduzir a dependência de caminhões-tanque.
Segundo a Reuters, a SpaceX pretende construir um gasoduto de 13 km no Texas para abastecer o Starship e reduzir a dependência de caminhões-tanque. (imagem meramente ilustrativa)
  • Reação
1 pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

Segundo a Reuters, a SpaceX pretende construir um gasoduto de 13 km no Texas para abastecer o Starship e reduzir a dependência de caminhões-tanque.

A SpaceX pretende dar um passo importante para ampliar a frequência de lançamentos do Starship. Segundo documentos apresentados à Texas Railroad Commission e obtidos pela Reuters, a empresa planeja iniciar, em julho, a construção de um gasoduto de 13 quilômetros que levará metano diretamente até a Starbase, no Texas. A expectativa é reduzir o tempo gasto com o abastecimento dos foguetes e criar uma estrutura compatível com os planos de expansão da companhia.

Por que a SpaceX quer substituir caminhões por um gasoduto?

Hoje, cada lançamento do Starship exige cerca de 2,4 milhões de litros de metano líquido. Esse combustível é transportado até a base por centenas de caminhões-tanque, em uma operação que pode levar horas para ser concluída.

Com a implantação do gasoduto, chamado Starpipe, a empresa pretende simplificar essa etapa da operação. Conforme os documentos analisados pela agência de notícias, a estrutura terá como destino a Starbase e deverá entrar em funcionamento até 26 de janeiro de 2027.

Projeto acompanha a meta de aumentar os lançamentos do Starship

A necessidade de uma nova infraestrutura está diretamente ligada aos objetivos da empresa para o Starship. Desde 2023, o foguete já realizou 12 lançamentos de teste, mas Elon Musk pretende ampliar esse número para dezenas, centenas e, futuramente, milhares de missões por ano.

Sendo assim, o volume de combustível exigido em cada lançamento torna o modelo atual de abastecimento incompatível com esse ritmo de crescimento, o que explica o investimento em uma solução permanente.

Segundo a Reuters, a SpaceX pretende construir um gasoduto de 13 km no Texas para abastecer o Starship e reduzir a dependência de caminhões-tanque.
Segundo a Reuters, a SpaceX pretende construir um gasoduto de 13 km no Texas para abastecer o Starship e reduzir a dependência de caminhões-tanque. Fonte: CANVA.

Empresa também estuda produzir o próprio combustível

O Starpipe pode representar apenas uma parte dos planos da SpaceX para ampliar sua autonomia no fornecimento de combustível.

Ainda de acordo com a Reuters, registros do Condado de Cameron mostram que a empresa assinou mais de 100 contratos de arrendamento ligados a petróleo e gás desde 2023.

A estratégia também foi confirmada pela presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell. Em entrevista à CNBC, no dia 12 de junho, ela afirmou que a empresa quer erguer gasodutos, fabricar o próprio propelente e até estuda a extração do gás natural que usaria em suas operações.

Especialistas veem desafios, mas plano pode fortalecer a estratégia da empresa

Ouvido pela Reuters, o consultor do setor de energia Stan Lindsey afirmou que o projeto é tecnicamente possível, embora envolva desafios. Segundo ele, o Starpipe também pode servir como alternativa caso a SpaceX não consiga avançar na produção própria de gás natural.

Segundo a Reuters, a SpaceX pretende construir um gasoduto de 13 km no Texas para abastecer o Starship e reduzir a dependência de caminhões-tanque.
Segundo a Reuters, a SpaceX pretende construir um gasoduto de 13 km no Texas para abastecer o Starship e reduzir a dependência de caminhões-tanque. (imagem meramente ilustrativa)

Os documentos analisados pela agência ainda indicam que o gasoduto terá diâmetro de 406 milímetros, capacidade considerada superior à necessária para sustentar os 25 lançamentos anuais atualmente autorizados pela Autoridade Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).

Segundo o prospecto do IPO da empresa, a ampliação dessa infraestrutura acompanha os planos de longo prazo da companhia, que incluem a implantação de milhares de satélites movidos a energia solar voltados para aplicações em inteligência artificial.

Com informações do Olhar Digital

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Andriely Medeiros de Araújo

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o CPG — Click Petróleo e Gás.

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x