R$ 10 bilhões em novos investimentos é esperado em bateria de leilões de aeroportos, portos e ferrovia, nesta semana, pelo Governo Federal

Roberta Souza
por
-
06-04-2021 12:25:12
em Economia, Negócios e Política
Governo, leilões, aeroportos, portos Ferrovia/ Fonte: Bocaina Informa

O governo federal, através do Ministério da Infraestrutura vai realizar a maior série de leilões do país. Serão 22 aeroportos, 5 portos e a ferrovia FIOL 

O Ministério da Infraestrutura vai realizar nesta semana, em quantidade de ativos, o maior leilão do país. Ao todo, serão um total de 28 leilões, divididos em 22 aeroportos, cinco terminais portuários e a Ferrovia Leste-Oeste (FIOL). O Governo Federal planeja arrecadar R$ 10 bilhões com o investimento privado e criar mais de 200 mil empregos. 

Leilões de portos, aeroportos e ferrovia do Governo Federal

Segundo o diretor de Aviação Civil Ronei Glanzmann, o resultado do leilão de 22 aeroportos pode representar um investimento de mais de 6,1 bilhões de reais. Os leilões será realizado no dia 7 e envolverá um projeto de longo prazo com concessão de até 30 anos. 

Os leilões de 22 aeroportos serão divididos em três blocos: Sul, Norte I e Centro. O investimento total nesses três blocos é de mais de 6 bilhões de reais, sendo o bloco Sul de 2,8 bilhões de reais, o bloco Centro de 1,8 bilhão de reais e o bloco Norte de 1,4 bilhão de reais. Dentro de um dia, o governo federal irá transferir o mesmo número de terminais aeroportuários que o número total atualmente aprovado. 

Serão cinco arrendamentos de terminais portuários: quatro estão arrendados no porto de Itaqui (IQI03, IQI11, IQI12 e IQI13) no estado do Maranhão e o outro está arrendado no porto de Pelotas no Rio Grande do Sul (PEL01). Desde 2019, está previsto fazer milhões de melhorias nesses terminais, mais de 20 áreas de leilão foram adicionadas desde 2019 e 69 autorizações foram obtidas para implementar terminais dedicados (TUP). 

Ferrovia sendo leiloada 

Primeiro leilão da Fiol 1, realizado pelo governo federal, é da conexão Ferrovia Leste-Oeste entre Ilhéus e Caetité, na Bahia. A concessão, com 537 quilômetros de extensão deve garantir um investimento de 3,3 bilhões de reais, dos quais 1,6 bilhão de reais para a conclusão da obra. O prazo de concessão é de 35 anos.  

Confira reportagem sobre a ‘Infraweek’

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos