MENU
Menu
Início Pré-sal: imagine mergulhar mais de 1.501 metros no oceano para encontrar não apenas água, mas petróleo, um dos motores da economia moderna, principalmente no Brasil

Pré-sal: imagine mergulhar mais de 1.501 metros no oceano para encontrar não apenas água, mas petróleo, um dos motores da economia moderna, principalmente no Brasil

3 de abril de 2024 às 14:05
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Pré-sal: imagine mergulhar mais de 1.501 metros no oceano para encontrar não apenas água, mas petróleo, um dos motores da economia moderna, principalmente no Brasil
Foto: Divulgação

O pré-sal, um termo cada vez mais presente nos debates sobre energia e economia, refere-se às camadas subterrâneas de petróleo localizadas abaixo de extensas camadas de sal, especialmente na costa brasileira.

A descoberta do pré-sal é uma das mais significativas da indústria petrolífera moderna. Localizada a mais de 1.500 metros sob a superfície do mar, essa camada geológica contém vastos reservatórios de petróleo e gás natural, escondidos abaixo de uma densa camada de sal. Este fenômeno não é apenas uma maravilha geológica, mas também um marco histórico para a exploração de petróleo no Brasil e no mundo.

O petróleo, frequentemente chamado de ouro negro, é uma mistura complexa de hidrocarbonetos que se formou a partir de restos de organismos marinhos milhões de anos atrás. A pressão e a temperatura nas profundezas da terra transformaram essa matéria orgânica em petróleo, uma fonte de energia primária e matéria-prima para inúmeros produtos derivados.

Artigos recomendados

Onde fica o pré-sal e o papel do Brasil

A exploração do pré-sal é uma saga de tecnologia e inovação. Essas camadas, formadas há mais de 100 milhões de anos devido à separação dos continentes sul-americano e africano, representam um desafio único. A exploração requer tecnologia de ponta para perfurar através de quilômetros de sal, enfrentando pressões extremas e ambientes corrosivos.

O Brasil, através da Petrobras, tornou-se um líder global na exploração do pré-sal. A descoberta de vastas reservas de petróleo nesta camada colocou o país no mapa mundial de produtores de petróleo, contribuindo significativamente para a economia nacional. A exploração do pré-sal não apenas elevou a produção de petróleo do Brasil, mas também fomentou avanços tecnológicos na indústria.

A exploração do pré-sal envolve superar enormes desafios técnicos

A indústria desenvolveu tecnologias específicas para essa finalidade, como plataformas flutuantes de produção, armazenamento e transferência (FPSO), sistemas de perfuração avançados e técnicas sísmicas de ponta para mapear as reservas de petróleo.

O pré-sal não só transformou o Brasil em uma potência energética, mas também teve um impacto significativo no mercado global de petróleo. Ao garantir uma produção robusta e sustentável de petróleo, o pré-sal ajuda a estabilizar os preços globais do petróleo e promove a segurança energética.

A jornada do pré-sal é mais do que uma história de exploração petrolífera; é um testemunho do espírito humano e da busca incessante por inovação e superação de limites. O legado do pré-sal para o Brasil e para o mundo é imenso, prometendo continuar a ser um pilar chave para o desenvolvimento energético sustentável no futuro.

4.6 11 Votos
Avalie o Artigo

Inscreva-se
Notificar de
guest
Seus comentários são moderados antes de serem aprovados ou não! Portanto, estão proibidos os seguintes termos: palavras de baixo calão, ofensas de qualquer natureza e proselitismo político. A infração destas regras ocasionará na impossibilidade de comentar e até mesmo exclusão de seu cadastro. Seus comentários, perfil e atividades são vistos por MILHÕES DE PESSOAS, então aproveite esta janela de oportunidades e faça seu cadastro aqui ou faça login com suas redes sociais.
18 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Emanuel Kiesse da Silva Pedro
Emanuel Kiesse da Silva Pedro
Visitante
3 de abril de 2024 17:34
Bom mais coais são as empresas que fazem parte do projecto petrolífero??
Joedson Avelino
Joedson Avelino
Visitante
3 de abril de 2024 19:12
Realmente o pré sal existe! Porém esse tema só foi visto no governo atual. Os governantes anteriores a 07 anos atrás mais ou menos. Ninguém ouvia falar sobre esse assunto. Vamos colocar isso em prática gente!!!👷🏾‍♀️👏🏾👏🏾👏🏾
Ismael
Ismael
Visitante
Responder a  Joedson Avelino
4 de abril de 2024 10:10
Oi Joelson. Falta leitura amigo o Pré-Sal e explorado desde 2006 descoberto no primeiro mandato do governo lula.
Claudio Medeiros
Claudio Medeiros
Visitante
Responder a  Ismael
4 de abril de 2024 13:21
Desde a crise do petróleo, em 1975, a Petrobrás iniciou estudos sobre o “pré-sal”. Aos poucos foram acumulando dados e desenvolvendo tecnologia para exploração e explotação do óleo em grandes profundidades. O Lula soube tirar proveito político do sucesso da Petrobras (oportunista, como sempre).
dego
dego
Visitante
Responder a  Claudio Medeiros
4 de abril de 2024 13:50
mesma manobra do Bolsonaro, referente a transposição do rio São Francisco
Marcos de Souza
Marcos de Souza
Visitante
Responder a  Claudio Medeiros
5 de abril de 2024 19:38
Lula e o PT salvaram a Petrobras da Privataria de FHC. Se não fosse a defesa contundente da bancada do PT, teriam torrado a Petrobras assim como torraram a Vale. O Resto é balela.
Sirley Alves Garcia
Sirley Alves Garcia
Visitante
Responder a  Ismael
4 de abril de 2024 18:40
O pré sal foi obra do governo militar que acreditou e investi-la em persquisas e o resultado apareceu no fim do mandato do Fernando Enrique Cardoso o Lula e que colheu o fruto de mais de 25 anos de pesquisas Acim aconteceu com o bio dispel que as pesquisas comes Arão no governo do General Figueiredo com um pesquisador baiano erradicado em SP do qual o PT foi o maior crítico destas pesquisas
Sousa
Sousa
Visitante
Responder a  Sirley Alves Garcia
4 de abril de 2024 22:47
Meu amigo vc está muito mal informado, os governantes militares só trouxeram destruição para o nosso país, deixaram uma dívida enorme com o FMI e no final do governo do m**** João Batista Figueiredo o Brasil estava quebrado e arrasado pela a fome e a miséria que assolava o nosso país.
Marcos de Souza
Marcos de Souza
Visitante
Responder a  Sirley Alves Garcia
5 de abril de 2024 19:45
Vai sonhando… O Período do FHC foi o da privatização desvairada. O Governo mais entreguista historia. Serviram a Vele de bandeja e queriam oferecer a Petrobras de sobremesa. Acorda!!
José Arlindo Bezerra dos Santos
José Arlindo Bezerra dos Santos
Visitante
Responder a  Sirley Alves Garcia
5 de abril de 2024 21:47
Há quem acredite no que vc fala! Fernando Henrique e o Sr genro Zirbstein queriam privatizar Petrobras como Petrobax
Roberto
Roberto
Visitante
Responder a  Joedson Avelino
4 de abril de 2024 20:57
O pre-sal foi detectado por volta de 2005/6 e começou a ser estudado com prospecção ainda no 2º mandato do Lula e continuou no de Dilma. Começou a ser entregue a empresas estrangeiras com o golpista Temer e continuou com Bozoasno
Vanderlei
Vanderlei
Visitante
Responder a  Roberto
5 de abril de 2024 19:47
Esses golpistas.. querendo tapar tudo de bom que foi conquistado
Bruno
Bruno
Visitante
Responder a  Joedson Avelino
5 de abril de 2024 01:36
Fala abobrinha não.
Miguel Alves Pessoa
Miguel Alves Pessoa
Visitante
4 de abril de 2024 12:39
Sim o pré sal é maior renda do brasil e favorece muito emprego pros cidadoes.
Osmar santos
Osmar santos
Visitante
Responder a  Miguel Alves Pessoa
4 de abril de 2024 20:38
emprego offshore
Veras388
Veras388
Visitante
Responder a  Osmar santos
5 de abril de 2024 06:25
Para onde vai todo esse recuso arrecadado pela união? Até agora não vejo nenhum benefício…
Francisco Antunes da Silva
Francisco Antunes da Silva
Visitante
Responder a  Osmar santos
5 de abril de 2024 13:02
SABE A VERDADE, VIVEMOS EM UM PAÍS C******* DE POLÍTICOS E GOVERNANTES, O BRASIL É RICO EM PETRÓLEO, POREM O NOSSO RICO PRÉ SAL É DISTRIBUIDO PRA PAÍSES QUE PAGAM EM DOLAR AÍ O PREJUÍZO É NOSSO.
RESUMINDO ESSES FDP NÃO BRINCAM EM SERVIÇO.
Mesquita Filho
Mesquita Filho
Visitante
5 de abril de 2024 14:33
Desde a descoberta do pré-sal o Brasil passasse a ser perseguido pelos antpatriotas tentando destruir à Petrobras, hoje o éramos para sermos totalmente independente de importações, más os golpista estarão sempre de plantão à espera de uma oportunidade.
Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
18
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x