1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Petrobras perfura poço e identifica hidrocarbonetos no pré-sal da Bacia de Santos
Tempo de leitura 2 min de leitura

Petrobras perfura poço e identifica hidrocarbonetos no pré-sal da Bacia de Santos

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 29/10/2022 às 12:10
hidrocarboneto - Petrobras URGENTE Bacia de Santos pre-sal
Petrobras descobre hidrocarbonetos na Bacia de Santos 0 Imagem Petrobras

A gigante brasileira de petróleo e gás, Petrobras, identificou a presença de hidrocarbonetos no poço pioneiro do bloco Aram 1-BRSA-1381-SPS (Curaçao), localizado no pré-sal da Bacia de Santos

A Petrobras informou ontem (28/10), em fato relevante ao Mercado, que o teste de formação no poço pioneiro 1-BRSA-1381-SPS (Curaçao) no Pré-sal da porção sudoeste da Bacia de Santos, foi concluído com êxito. A nova descoberta de hidrocarbonetos está localizada a 240 km da cidade de Santos-SP, em profundidade d’água de 1905 metros, no Bloco Aram.

Os hidrocarbonetos são compostos formados apenas por carbono e hidrogênio, cuja principal fonte na natureza é o petróleo.

De acordo com a Petrobras, as amostras de óleo que serão posteriormente caracterizadas por meio de análises de laboratório, foram coletadas durante o teste. Este TFR, realizado cerca de 6 meses após a conclusão da perfuração do pioneiro 1-BRSA-1381-SPS em janeiro de 2022, complementa a avaliação deste poço com base em perfis.

“O resultado é fruto da estratégia do consórcio de maximizar a utilização de dados na aplicação de novas soluções tecnológicas, possibilitando o processamento em tempo real das informações adquiridas, o que permite tomadas de decisão de forma ágil e segura. O consórcio dará continuidade às atividades no Bloco Aram, visando avaliar as dimensões e a comercialidade da nova acumulação”, disse a Petrobras.

Gostaria de trabalhar em plataformas da Petrobras?

A MODEC convoca para Macaé, Rio de Janeiro e São Paulo, candidatos sem experiência para atividades de Engenharia, Projetos, Operações, Logística, Rh, Finanças e mais, para atuar em contrato Petrobras. Se quiser tentar se candidatar após conferir as atribuições pedidas pela japonesa, clique aqui.

Hidrocarbonetos no bloco de petróleo Aram no pré-sal da Bacia de Santos

O Bloco Aram, onde foram identificados a presença de hidrocarbonetos, foi adquirido em março de 2020, na 6ª rodada de licitação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), sob o regime de Partilha de Produção, tendo a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) como gestora.

A Petrobras é a operadora do bloco e detém 80% de participação, em parceria com a empresa CNPC (20%).

Licitações da Petrobras movimenta o mercado de óleo e gás brasileiro

Para desenvolvimento do pré-sal e outros projetos concentrados na Bacia de Campos e Santos, a Petrobras vem abrindo uma série de licitações para contratação de equipamentos e serviços. Um destes recentes certames recentes serão destinados a contratações de umbilicais flexíveis. Confira aqui o escopo do contrato.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira de Produção pós-graduada em Engenharia Elétrica e Automação, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos, com mais de 7 mil artigos publicados. Sua expertise técnica e habilidade de comunicação a tornam uma referência respeitada em seu campo. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos