Petrobras inicia fase de venda da Deten Química, localizada no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia

Roberta Souza
por
-
17-09-2021 15:05:45
em Economia, Negócios e Política
Petrobras – Camaçari – Bahia Fachada da Petrobras/ Fonte: SBT News

O desinvestimento da Petrobras, na Bahia, envolve a única empresa fabricante de componentes ativo para produção de detergente doméstico

Em comunicado enviado ao mercado nesta quinta-feira (16/09), a Petrobras informa que concluiu a fase não vinculante referente à venda da totalidade de sua participação acionária de 27,88% na Deten Química, localizada no polo industrial de Camaçari, no estado da Bahia. A companhia está iniciando hoje a fase vinculante do projeto. Leia ainda esta notícia: CEO da Petrobras diz que usina termelétrica de Fortaleza deve voltar a operar em outubro

A venda da participação na Deten Química

A estatal já concluiu a fase não vinculante iniciada em julho. Segundo a Petrobras, os potenciais compradores da empresa localizada no Polo de Camaçari, no estado da Bahia, habilitados para essa fase receberão carta-convite com instruções sobre o processo de desinvestimento, incluindo orientações para a realização de due diligence e para o envio das propostas vinculantes.

A Deten fabrica e comercializa as principais matérias-primas para a produção de detergentes biodegradáveis líquidos e em pó. De acordo com a Petrobras, a empresa localizada no Polo de Camaçari, no estado da Bahia, é a única produtora nacional do Linear Alquilbenzeno (LAB), precursor do Ácido Linear Alquilbenzeno Sulfonato (LABSA), do qual também é fabricante e que atua como componente ativo do detergente doméstico de lavar louças. A companhia produz ainda o Alquilado Pesado (ALP), utilizado em aditivos lubrificantes e óleo têxtil.

A Petrobras reforça que a operação de venda da empresa localizada no Polo de Camaçari, no estado da Bahia, está alinhada à estratégia de otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor.

Confira ainda esta notícia: Petrobras e Gerdau assinam contrato para fornecimento de gás natural em Minas Gerais

A Petrobras e a Gerdau assinaram contrato para o fornecimento de gás natural no ambiente livre de comercialização para atendimento à unidade da Gerdau, localizada em Ouro Branco, no estado de Minas Gerais. O contrato assinado entre as empresas representa a primeira migração contratual de um cliente do mercado cativo para o mercado livre e um marco no processo de abertura do mercado de gás natural.

Rodrigo Costa, diretor de Refino e Gás Natural da Petrobras, diz que o acordo direto, entre a Petrobras e a Gerdau, materializa a orientação da Petrobras de ir ao encontro dos objetivos do consumidor, ofertando novos produtos e soluções comerciais aderentes às necessidades dos clientes, garantindo confiabilidade, competitividade, flexibilidade e satisfação para ambas as empresas. Para a Petrobras o contrato com a Gerdau, faz parte da carteira de novos produtos lançados em 2021, que oferece aos seus clientes novas condições comerciais, possibilitando-lhes uma melhor gestão de seu portfólio de compras de gás natural. O contrato acordado representa a indexação de um mix de produtos, com vigência até 2025.

O contrato confere à Gerdau segurança de suprimento e condições comerciais mais aderentes ao seu perfil de atuação, sendo que o início do fornecimento está previsto para ocorrer em 1º de janeiro de 2022 e após a celebração de contrato de serviço de distribuição entre a Gerdau e a respectiva Companhia Distribuidora Local, em consonância com a evolução legal e regulatória do mercado de gás natural de Minas Gerais.  Vinicius Moura, gerente Geral de Suprimentos da Gerdau, diz que essa parceria com a Petrobras coroa a estratégia da Gerdau de buscar o desenvolvimento e suprimento do mercado Gás no Brasil. Dessa forma, entendemos que com o mercado desenvolvido, mais players seguirão na mesma direção e novas oportunidades surgirão, diz o executivo da Gerdau.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe