Petrobras aposta no diesel verde e quer vender mais barato que biodiesel

Flavia Marinho
por
-
16-09-2021 16:12:48
em Petróleo, Óleo e Gás
diesel - preço - gasolina - petrobras - combustíveis - biodiesel Diesel Petrobras – posto de combustível / Imagem Google

Produção de diesel verde é testado em refinaria do Paraná (Repar). Petrobras reivindica abertura regulatória para disputar mercado com os produtores de biodiesel

A petroleira Petrobras aposta vender o seu óleo diesel do tipo HVO a preço mais competitivo do que o biodiesel adicionado, atualmente, ao diesel fóssil para ser comercializado nos postos revendedores. O HVO se trata de uma versão ‘verde’ do diesel da Petrobras, produzido a partir de óleos vegetais.

Leia também

“Por ser um processo (de produção do HVO) mais complexo, há uma vantagem competitiva na matéria-prima, principalmente, se considerada a captura de carbono, maior do que a do biodiesel, em todo ciclo”, afirmou o Sandro Barreto, gerente geral de Marketing da estatal, durante evento virtual promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com a Petrobras, devido a tecnologia adotada, a estatal pode escolher uma diversidade maior de matéria-prima, inclusive as mais baratas. A petroleira testou a produção do HVO na sua refinaria do Paraná (Repar).

Num primeiro momento, começou a gerar um combustível 95% e 5% ‘verde’, mas essa proporção pode ser ampliada, segundo Barreto.

A Petrobras tem reivindicado abertura regulatória para disputar mercado com os produtores de biodiesel, do agronegócio, que, no entanto, não reconhecem no HVO equivalência ao seu combustível.

Guerra dos combustíveis: BR e Shell derrubam grupo Fit após distribuidora assediar revendedores com MP aprovada que derruba fidelidade à bandeira nos postos de gasolina

Medida Pprovisória 1063, do presidente Jair Bolsonaro, que libera postos de combustíveis bandeirados a vender gasolina de diferentes distribuidores mal foi aprovada e já gerou guerra entre carteis das distribuidoras de combustíveis! Grupo Fit Combustíveis (distribuidora ligada à antiga Refinaria de Manguinhos, que hoje opera com o nome fantasia Refit), tentou se aproveitar da MP e acabou proibida de assediar, aliciar, ofertar e distribuir produtos a postos revendedores vinculados contratualmente à bandeira Shell, da Raízen, e BR Distribuidora, que agora atende pelo nome de Vibra Energia.

A determinação para o posto Shell foi expedida pelo juiz Miguel Ferrari Junior, da 43ª Vara do Foro Central Cível de São Paulo, na decisão liminar é de 27 de agosto. Em caso de descumprimento por parte das empresas pertencentes à Fit, será aplicada multa de R$ 10 mil. Cabe recurso.

Já no Rio, além de proibir a Fit de aliciar postos, o juízo ainda determinou que a empresa se abstenha de usar a identidade visual da BR em seu material de venda aos postos, sob pena de multa diária de 1 milhão de reais. A Fit, que é do mesmo grupo que controla a Refit (ex-Manguinhos), não quis comentar o assunto.

Fim da fidelidade à bandeira nos postos de combustíveis e venda direta do etanol das usinas são aprovadas; medidas prometem estimular concorrência e frear o aumento no preço da gasolina

Venda direta do etanol e fim da fidelidade à bandeira nos postos de combustíveis aprovadas prometem acabar com cartel, estimular a concorrência e abaixar o preço da gasolina, que vem sofrendo disparadas consecutivas.

Uma Medida Provisória para permitir que usineiros possam comercializar etanol diretamente da usina para os postos foi aprovada pelo Governo na manhã de quarta-feira (11/08), e pode se tornar a ‘solução’ para conter e frear o aumento do preço da gasolina.

O texto também estabelece bandeira branca aos postos de combustíveis, ou seja, permite que os postos que exibem marcas de uma distribuidora específica possam passar a comercializar combustíveis de outros fornecedores, desde que o consumidor seja informado. Leia a matéria completa clicando aqui.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.
fwefwefwefwefwe