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O único navio de carga nuclear do mundo ainda em operação é russo e construído na década de 1980

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 25/08/2024 às 18:07
Atualizado em 26/08/2024 às 14:28
O único navio de carga nuclear do mundo ainda em operação é russo e construído na década de 1980
Sevmorput é uma peça-chave do plano do país para navegar no Mar do Norte (Imagem: Reprodução)

O Sevmorput, um navio de carga nuclear russo, permanece em operação desde os anos 1980, destacando-se como o único exemplar ativo dessa tecnologia no mundo.

Em meio aos esforços globais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, a energia nuclear surge como uma solução viável para o transporte marítimo. Embora essa tecnologia não seja nova, o mundo conta hoje com apenas um navio de carga nuclear ainda em operação: o Sevmorput, um gigante russo construído na década de 1980, que continua a navegar e desempenhar um papel crucial nas rotas do Ártico.

O Sevmorput, um navio de carga nuclear construído na era soviética, é uma peça fundamental nos planos da Rússia para explorar os recursos naturais do Ártico, navegando pelo desafiador Mar do Norte. Com uma história que remonta à década de 1980, o Sevmorput é um testemunho da inovação tecnológica da época, sendo o único navio de carga nuclear em operação no mundo atualmente.

Energia nuclear para propulsão naval

A ideia de utilizar energia nuclear para propulsão naval não é nova. Durante o século passado, a União Soviética iniciou um ambicioso projeto para construir navios que pudessem enfrentar as águas congeladas do Ártico durante todo o ano. Em 1953, foi lançado o primeiro quebra-gelo nuclear, permitindo que a URSS dominasse as rotas árticas. Essa expertise levou ao desenvolvimento do Sevmorput, que teve sua quilha lançada em 1982 no estaleiro Zaliv, na então Ucrânia Soviética, e iniciou suas operações em 1988.

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Navio de carga nuclear tem reator de fissão KLT-40, que gera 135 MW de potência

Com impressionantes 260,3 metros de comprimento e 32,2 metros de largura, o Sevmorput é capaz de transportar até 61 mil toneladas de carga. O navio pode acomodar mais de 70 barcaças SLS 506309 e 1.324 contêineres marítimos padrão, graças aos seus guindastes integrados e a um reator de fissão KLT-40, que gera 135 MW de potência. Essa usina, por sua vez, alimenta a hélice e permite ao navio percorrer longas distâncias sem necessidade de reabastecimento.

No entanto, a história do Sevmorput não foi sem desafios. Apenas dois meses após seu lançamento, o navio enfrentou restrições para atracar em importantes portos soviéticos no Pacífico devido ao temor com a segurança nuclear, exacerbado pelo desastre de Chernobyl em 1986. O navio foi submetido a um reabastecimento nuclear em 2001, e continuou operando até 2007, quando foi temporariamente retirado de serviço.

Destino do Sevmorput

Em 2008, a frota de quebra-gelos nucleares da Rússia foi transferida para a Atomflot, uma divisão da Corporação Estatal de Energia Nuclear Rosatom. O destino do Sevmorput, no entanto, era incerto, com rumores de que seria desmantelado. Contudo, em 2013, foi anunciado um plano de reequipamento, e em 2015, o Sevmorput voltou a navegar, ainda que enfrentando novos desafios, como uma avaria em uma das hélices em 2020.

Atualmente, o Sevmorput continua em serviço ativo, atracado na doca Atomflot em Murmansk, mantendo-se como o último navio de carga nuclear operacional do mundo. Sua existência destaca a importância da energia nuclear no transporte marítimo, especialmente em áreas tão inóspitas quanto o Ártico, e levanta questões sobre o futuro dessa tecnologia em um mundo que busca reduzir as emissões de carbono.

O Sevmorput não é apenas um relicário da engenharia soviética, mas também um símbolo do potencial da energia nuclear como uma solução para os desafios globais de transporte e sustentabilidade.

Queremos saber sua opinião sobre o futuro dessa tecnologia e como ela pode impactar o transporte marítimo global. Você acha que a energia nuclear pode ser uma solução viável para reduzir as emissões de carbono no setor?

Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

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