Minas Gerais desenvolve painel de energia solar orgânico e transparente

Valdemar Medeiros
por
-
04-05-2021 13:02:16
em Energia Renovável
Minas Gerais - energia solar - Orgânico - Painel Painel de energia solar orgânico -Fonte: csembrasil

Com o objetivo de promover a sustentabilidade, o Instituto CSEM Brasil, em Minas Gerais, desenvolveu um painel de energia solar composto por material orgânico, após 10 anos de estudo

O Instituto CSEM Brasil, está desenvolvendo um painel de energia solar orgânico. A tecnologia está sendo estudada há mais de dez anos no centro de pesquisa aplicada do Instituto, que fica localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais. A tecnologia de energia solar é mais leve e transparente do que os modelos comuns existentes no mercado.

Leia também

Painel de energia solar transparente

O objetivo do instituto de Minas Gerais é obter energia verde em todo lugar, sendo assim, o painel de energia solar orgânico, quando for produzido em grande escala, será 30 vezes mais barato que os painéis de energia solar tradicionais de silício que estão à venda no mercado.

No atual momento, o painel de energia solar orgânico do instituto de Minas Gerais ainda está sendo testado, outrossim, já foram construídas e adaptadas certas máquinas para o processo de impressão.

Como é construído o painel de energia solar orgânico?

O painel de energia solar é composto por um filme plástico, em que as tintas que são feitas a base de carbono são impressas e podem transformar a luz solar em energia. Embora tenha 10 anos de desenvolvimento, o processo de produção é simples.

As prensas, que são parecidas com as de jornais, imprimem as cinco camadas de tintas no filme de plástico, para serem criados os elétrons. Assim, há duas camadas intermediárias, em que a de cima serve para conduzir cargas positivas, enquanto a camada inferior transporta as cargas negativas.

Já a última camada, que é impressa no filme de plástico, é a do terminal metálico, que serve para fechar todo o circuito. Para que a produção do painel ocorra, todo ambiente deve ser amarelo, por conta da sensibilidade do material que é usado para crias os painéis de energia solar orgânicos.

Durante os 10 anos de estudos para criar o painel solar orgânico, os cientistas de Minas Gerais descobriram que a radiação da luz azul iria impactar diretamente na qualidade do painel orgânico, e, por isso, as luzes amarelas são essenciais para o processo da produção de energia.

Benefícios do painel orgânico de energia solar criado em Minas Gerais

Uma das grandes vantagens do painel fotovoltaico orgânico é sua leveza e flexibilidade, e, além de tudo isso, é fácil de ser aplicado em qualquer tipo de superfície, mas com certeza o ponto mais forte do painel solar é ele ser produzido a partir de materiais orgânicos, sendo uma opção mais sustentável se comparado aos produzidos de silício que são mais comuns no mercado de energia solar.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe