Janelas solares? Fique por dentro de algumas tecnologias renováveis que poderão revolucionar a geração de energia no futuro próximo

Fábio Lucas
por
-
31-08-2021 23:42:00
em Energia Renovável
energia limpa energia renovável energia solar Fonte: SolarGaps

A geração de energia renovável vem ganhando novas tecnologias que podem revolucionar o mercado

Boa parte dessas tecnologias ainda estão em aprimoramento e não estão disponíveis em larga escala no mercado. Porém, algumas possuem o potencial de acabar com a nossa necessidade frenética em combustíveis fósseisVeja abaixo as tecnologias mais promissoras. 

Mares como fonte de energia 

Outra grande forma de gerar energia são as turbinas e marés. Essa tecnologia usam a mesma tecnologia das turbinas eólicas, contudo, ao invés de usarem o vento para gerar eletricidade, esses equipamentos se aproveitam do movimento das marés. 

Pintura que gera energia solar 

Uma tecnologia que está em estudo e pode ser revolucionaria são as pinturas com capacidade de gerar energia. Muitos especialistas da indústria acreditam que está será a próxima grande novidade em termos de energia renovável.  

Um dos exemplos de tecnologia solar são os chamados “pontos quânticos” que está sendo desenvolvido pela Universidade de Toronto. A ideia é usar semicondutores em nano escala para capturar a luz do sol e transformá-la em energia elétrica. 

Janelas solares  

energia limpa energia solar eletricidade
Exemplo de janela solar com capacidade de gerar eletricidade Fonte: NEXT Energy tech

Outra grande tecnologia que certamente irá ganhar o mercado nos próximos anos são as janelas solares. Esses dispositivos são equipamentos feitos com a mesma funcionalidade de uma janela convencional, contudo, elas são capazes de gerar energia solar. 

Combustível de células de hidrogênio 

Esta tecnologia aproveita a energia química do hidrogênio com uma forma de produzir energia de forma eficiente e limpa. As células usam o hidrogênio como uma fonte de combustível. 

Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.
fwefwefwefwefwe