1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Pela primeira vez, investimentos em energia renovável, especialmente a energia solar, pode ultrapassar os capitais destinados ao setor de petróleo e gás, com transição energética cada vez mais próxima
Tempo de leitura 3 min de leitura

Pela primeira vez, investimentos em energia renovável, especialmente a energia solar, pode ultrapassar os capitais destinados ao setor de petróleo e gás, com transição energética cada vez mais próxima

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 25/05/2023 às 20:57
Energia solar, petróleo, solar, óleo
Reprodução. Fonte: Energía Renovables

Investimentos em energias limpas superam os do setor de petróleo e sinalizam transição energética, aponta relatório da AIE

Parece que a era da energia renovável finalmente está ganhando impulso! De acordo com as previsões da AIE, o investimento em energia limpa, especificamente a enrgia solar, irá exceder os custos de extração de petróleo, óleo e gás pela primeira vez em 2023. Essa mudança em direção às fontes de energia renovável têm um impacto extremamente positivo no meio ambiente, nas oportunidades de emprego no setor de energia limpa e na independência dos combustíveis fósseis. No entanto, essa mudança para a independência do petróleo enfrenta desafios como a falta de apoio político e a inconsistência nas políticas. 

A energia solar está se tornando cada vez mais popular devido à sua natureza renovável e eco-amigável. Não só é uma forma limpa de energia, mas também está se tornando muito mais barata de produzir. A AIE prevê que, em poucos anos, custará menos investir em energia solar do que extrair petróleo.

Essa mudança para a energia solar também significa menos emissões, o que é uma ótima notícia para o meio ambiente. Os métodos tradicionais de extração de combustíveis fósseis liberam gases de efeito estufa prejudiciais na atmosfera, contribuindo para as mudanças climáticas. Portanto, o aumento da energia solar fornece uma alternativa a esses métodos antigos e insustentáveis.

Previsões da AIE

Como mencionado acima, a AIE prevê que o custo de investir em energia solar será mais barato do que o de extrair petróleo. Este é um ponto de viragem significativo na forma como produzimos e consumimos energia solar. Representa uma mudança maciça em direção à sustentabilidade e à necessidade de alternativas eco-amigáveis para atender às nossas demandas energéticas.

No entanto, é importante observar que essa mudança para a energia limpa não está isenta de desafios. Existem vários obstáculos a serem superados antes que possamos confiar plenamente na energia renovável, mas as previsões da AIE indicam que estamos indo na direção certa.

A mudança rumo à energia mais limpa tem várias implicações positivas. Talvez a mais importante seja a diminuição da dependência dos combustíveis fósseis. Essa transição para fontes renováveis de energia solar significa que eventualmente poderemos eliminar práticas insustentáveis. Também haverá mais oportunidades de emprego no setor de energia solar, proporcionando um impulso muito necessário à economia.

Setor de petróleo e gás ou setor de energia solar?

Embora o custo de investir em energia solar esteja diminuindo, o financiamento de combustíveis fósseis ainda está se recuperando. Há ainda muito otimismo na indústria de petróleo e gás, e existe a possibilidade de contratempos para investimentos em energia renovável. É importante manter uma visão realista das implicações financeiras desta transição.

As previsões da AIE são um ponto de viragem significativo na busca por energia sustentável e limpa. A mudança rumo à energia renovável apresenta uma oportunidade para uma mudança muito necessária e uma chance de começar a afastar-se de práticas insustentáveis. No entanto, ainda há desafios pela frente, para conseguir uma matriz 100% advinda de energia renovável, sem a necessidade da exploração de petróleo e gás.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos