MENU
Menu
Início Embalagens feitas a partir de grafeno, desenvolvidas por Gerdau e gigante de nanotecnologia, prometem revolucionar indústria de filmes plásticos

Embalagens feitas a partir de grafeno, desenvolvidas por Gerdau e gigante de nanotecnologia, prometem revolucionar indústria de filmes plásticos

25 de maio de 2023 às 15:51
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
gerdau, grafeno, tecnologia
Grafeno. Fonte: Pixabay

A parceria entre a Gerdau e a Packseven pode revolucionar o mercado de plástico filme com uma nova tecnologia, uma vez que o grafeno é um material extremamente versátil

A parceria entre a Packseven e a Gerdau Graphene resultou em um feito inédito na indústria de tecnologia: o lançamento do primeiro Stretch Film com grafeno do mundo! Essa colaboração entre uma das principais empresas brasileiras de filmes flexíveis e a pioneira empresa de nanotecnologia de alta performance da Gerdau Graphene promete transformar o mercado de embalagens, de acordo com o site Plástico Sul.

O novo Stretch Film com grafeno da Gerdau é uma versão mais fina e incrivelmente resistente em comparação ao material original, sem grafeno. Essa inovação de tecnologia foi desenvolvida em conjunto com a Gerdau com o objetivo de oferecer um filme mais robusto e resistente ao mercado. Kléber Ávila, CEO da Packseven, destaca as vantagens do produto: maior resistência a materiais ofensivos, como pontas que poderiam furá-lo, maior rendimento, redução do consumo no estiramento e, consequentemente, uma melhora significativa na segurança das cargas.

Artigos recomendados

Flavia Zangrandi, Head de Produtos da Gerdau Graphene, ressalta a importância da tecnologia do grafeno como um material altamente estudado e relativamente novo no mercado. A Gerdau Graphene é uma das poucas empresas no mundo que desenvolvem aditivos e produtos com nano materiais e tecnologias à base de carbono, conhecidos como grafeno, em escala comercial. Através da parceria com a Packseven, a Gerdau está entregando ao mercado um filme de alto desempenho e baixa gramatura, ampliando o uso industrial do grafeno.

Grafeno: O material mais forte presente no planeta!

O grafeno, considerado o material mais forte da Terra, é composto por folhas de carbono densamente compactadas, com uma espessura de um a dez átomos. Suas propriedades químicas, físicas, elétricas, térmicas e mecânicas extraordinárias cativaram o mundo desde que foi isolado em 2004, levando seus inventores a receber o Prêmio Nobel de Física. 

Ao ser misturado com plásticos, a tecnologia do grafeno criada pela Gerdau confere uma resistência incrível à matriz polimérica, tornando o material plástico combinado muito mais forte. Além disso, o grafeno melhora as propriedades de barreira contra líquidos e gases, oferece proteção contra intempéries, oxidação e luz UV, além de aumentar a condutividade elétrica e térmica.

No caso dos filmes plásticos à base de PE, a adição da tecnologia de grafeno tem demonstrado ganhos expressivos de resistência ao material, permitindo reduzir a espessura do filme. Essa adição possibilita um aumento de desempenho da tecnologia combinado a um material mais sustentável, reduzindo o consumo de plástico virgem ou aumentando a incorporação de plástico reciclado no produto final.

O primeiro Stretch Film com grafeno do mundo já mostrou resultados impressionantes nos testes iniciais de tecnologia, suportando um estiramento 120% superior ao filme comum, e espera-se que a versão final, prevista para chegar ao mercado em dois meses, apresente resultados ainda melhores.

Most Voted Comments
Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR