A Equinor venceu a concorrência da Petrobras e adquiriu 500 mil barris de petróleo do campo de Atapu, no pré-sal da Bacia de Santos.
A Equinor saiu vitoriosa na concorrência da Petrobras ao arrematar uma carga de 500 mil barris de petróleo da União, provenientes do contrato de partilha de produção do campo de Atapu, localizado no pré-sal da Bacia de Santos.
A Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) informou que a carga estará disponível no final de setembro. A empresa norueguesa ofereceu o maior preço para o petróleo da União com base no Preço de Referência estabelecido pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Primeira participação competitiva da Equinor
Nove empresas que já possuem operação no pré-sal foram convidadas para participar da concorrência, das quais seis se cadastraram. Porém, apenas a Equinor e a Petrobras efetivamente participaram da disputa, apresentando propostas. É importante ressaltar que esta foi a primeira vez que a companhia norueguesa participou de um processo competitivo para a compra de petróleo da União.
- Os impressionantes números das 10 plataformas de petróleo com MAIOR produção em outubro: Mais de 2 milhões de barris por dia em destaque no pré-sal!
- Brasil vai leiloar 78 MILHÕES de barris de petróleo! China levou maioria no último certame
- PPSA prevê R$ 500 bilhões em arrecadação e União pode chegar ao top 3 de maiores produtores de petróleo até 2030
- Petrobras confirma uma de suas maiores descobertas e já tem data para começar exploração
Esta é a segunda carga comercializada pela PPSA a partir do contrato de partilha de produção dos volumes excedentes da cessão onerosa de Atapu. A primeira carga também foi negociada através de venda direta pela PPSA, sendo comprada pela Galp, totalizando 500 mil barris.