1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Equinor vence concorrência da Petrobras e adquire carga de petróleo do campo de Atapu
Localização RJ Tempo de leitura 2 min de leitura

Equinor vence concorrência da Petrobras e adquire carga de petróleo do campo de Atapu

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 16/08/2023 às 16:22
FPSO amarelo sobre um oceano azul

A Equinor venceu a concorrência da Petrobras e adquiriu 500 mil barris de petróleo do campo de Atapu, no pré-sal da Bacia de Santos.

A Equinor saiu vitoriosa na concorrência da Petrobras ao arrematar uma carga de 500 mil barris de petróleo da União, provenientes do contrato de partilha de produção do campo de Atapu, localizado no pré-sal da Bacia de Santos.

A Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) informou que a carga estará disponível no final de setembro. A empresa norueguesa ofereceu o maior preço para o petróleo da União com base no Preço de Referência estabelecido pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Primeira participação competitiva da Equinor

Nove empresas que já possuem operação no pré-sal foram convidadas para participar da concorrência, das quais seis se cadastraram. Porém, apenas a Equinor e a Petrobras efetivamente participaram da disputa, apresentando propostas. É importante ressaltar que esta foi a primeira vez que a companhia norueguesa participou de um processo competitivo para a compra de petróleo da União.

ACESSÓRIOS PARA VEÍCULOS - MERCADO LIVRE
CAVALO-DE-PAU NA BAHIA
O incrível registro fotográfico dos primórdios da produção de petróleo no mar no Brasil
Ícone de Episódios Saiba Mais

Esta é a segunda carga comercializada pela PPSA a partir do contrato de partilha de produção dos volumes excedentes da cessão onerosa de Atapu. A primeira carga também foi negociada através de venda direta pela PPSA, sendo comprada pela Galp, totalizando 500 mil barris.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos