Energia limpa: Nordeste registra dez recordes de energia eólica e energia solar no mês de julho

Fábio Lucas
por
-
06-08-2021 10:59:59
em Energia Renovável
energia limpa energia renovável energia solar energia eólica Foto: Reprodução Gov.br

Nordeste consegue bater recorde de geração de energia eólica e energia solar durante o mês passado

O Brasil é um dos grandes exemplos mundiais quando se fala em energias renováveis, como energia eólica e energia solar. A matriz energética do Brasil é a mais limpa entre as grandes economias do mundo. Além de tudo, o país lidera o ranking sul-americano na capacidade de geração de energia eólica. Com isso, o governo federal comemora dez recordes de produção de energia de fontes renováveis no nordeste, conforme informação divulgada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). 

Segundo o ONS, foram quatro recordes de geração de energia eólica média e quatro de geração instantânea (pico), dois recordes de geração de energia solar fotovoltaica. Além disso, o governo comemorou o índice registrado no último dia 22 de julho, quando a energia eólica foi capaz de abastecer a região nordeste a 102% durante 24 horas por dia. Neste dia, os ventos foram capazes de gerar 11.399 MW. 

energia limpa energia renovável energia solar energia eólica
Usina de Energia Eólica (UEE) em Icaraí, no Ceará (CE)  Divulgação/Ari Versiani/PAC Local: Icaraí-Ceará

Ministro de Minas e Energia destaca a importância da energia limpa 

Bento Albuquerque, Ministro de Minas e Energia, afirmou em entrevista recente que o Brasil precisa aumentar a oferta de outras matrizes de energia limpa. A ideia do governo é diminuir a dependência das hidrelétricas, onde elas acabam ficando sobrecarregadas no período de seca. 

Durante o Fórum Nacional Eólico, o Ministro destacou a importância da Energia Eólica na matriz energética brasileira. “O potencial da eólica é quase quatro vezes maior do que toda a nossa matriz elétrica atual. Durante as safras dos ventos, a eólica tem batido um recorde atrás do outro, chegando a abastecer quase 100% do Nordeste durante um dia inteiro”, destacou o ministro

As hidrelétricas são uma fonte de energia limpa e renovável, assim como a energia eólica, contudo, elas dependem do volume de água dos reservatórios. Quando o volume baixa, é necessário recorrer as termelétricas, onde o custo para a produção de energia é maior. 

Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.
fwefwefwefwefwe