Nordeste consegue bater recorde de geração de energia eólica e energia solar durante o mês passado
O Brasil é um dos grandes exemplos mundiais quando se fala em energias renováveis, como energia eólica e energia solar. A matriz energética do Brasil é a mais limpa entre as grandes economias do mundo. Além de tudo, o país lidera o ranking sul-americano na capacidade de geração de energia eólica. Com isso, o governo federal comemora dez recordes de produção de energia de fontes renováveis no nordeste, conforme informação divulgada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Segundo o ONS, foram quatro recordes de geração de energia eólica média e quatro de geração instantânea (pico), dois recordes de geração de energia solar fotovoltaica. Além disso, o governo comemorou o índice registrado no último dia 22 de julho, quando a energia eólica foi capaz de abastecer a região nordeste a 102% durante 24 horas por dia. Neste dia, os ventos foram capazes de gerar 11.399 MW.
Ministro de Minas e Energia destaca a importância da energia limpa
Bento Albuquerque, Ministro de Minas e Energia, afirmou em entrevista recente que o Brasil precisa aumentar a oferta de outras matrizes de energia limpa. A ideia do governo é diminuir a dependência das hidrelétricas, onde elas acabam ficando sobrecarregadas no período de seca.
- Nova lei do governo ameaça setor de energia renovável no Brasil, podendo afetar 1,8 MIL empregos e prejuízo de R$ 200 MILHÕES por ano
- Fim do painel solar? Com preço de celular, nova turbina eólica residencial gera 150 kwh de energia para sua casa faça chuva ou sol, tem vida útil de 20 anos e promete revolucionar a geração da energia no mundo
- Baterias gigantes revolucionam energia solar e eólica, prometendo eficiência inédita e deixando conta de luz mais barata: o futuro da energia está mais próximo do que você imagina!
- Ceará fecha parceria bilionária com empresa chinesa para revolucionar a energia renovável no Brasil, apostando no hidrogênio verde com previsão de gerar quase 1 mil vagas de emprego
Durante o Fórum Nacional Eólico, o Ministro destacou a importância da Energia Eólica na matriz energética brasileira. “O potencial da eólica é quase quatro vezes maior do que toda a nossa matriz elétrica atual. Durante as safras dos ventos, a eólica tem batido um recorde atrás do outro, chegando a abastecer quase 100% do Nordeste durante um dia inteiro”, destacou o ministro.
As hidrelétricas são uma fonte de energia limpa e renovável, assim como a energia eólica, contudo, elas dependem do volume de água dos reservatórios. Quando o volume baixa, é necessário recorrer as termelétricas, onde o custo para a produção de energia é maior.