1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Energia limpa: Conheça a futura maior usina de energia solar do planeta; a estrutura poderá ser vista do espaço
Tempo de leitura 2 min de leitura

Energia limpa: Conheça a futura maior usina de energia solar do planeta; a estrutura poderá ser vista do espaço

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 28/09/2021 às 22:22
Atualizado em 02/10/2021 às 15:33
energia, energia limpa, fazenda solar, meio ambiente
Foto: San Cable

Austrália terá a maior usina de energia solar do planeta. Cabos submarinos irão levar energia até Cingapura

Cingapura é um próspero centro financeiro da Ásia. Contudo, a cidade-estado possui uma capacidade de geração de energia solar escassa. Por conta disso, os governantes locais já investiram em usinas solares flutuantes para a geração de energia limpa, porém ainda é necessário um longo e árduo caminho para a geração de energia limpa e consequente redução das emissões de carbono

Projeto audacioso 

Um relatório da New Aglas mostra em detalhes o projeto de infraestrutura que pretende transportar energia de fazendas solares na Austrália para uma distância de 5 mil km, em Cingapura. O projeto pertence a empresa australiana Sun Cable, que pretende iniciar a operação de transporte energia de alta tensão através de cabos submarinos em 2027

10 vezes maior do que a maior fazenda solar do mundo hoje 

Atualmente, a maior fazenda solar do mundo é a Bhadla Solar Park, localizada na Índia. Porém, o projeto Australia-Asia PowerLink pretende superar com uma folga gigantesca a usina solar indiana.   

Com um território de 12.000 hectares, a fazenda solar australiana será 10 vezes maior do que a maior fazenda do que a fazenda solar indiana. A estrutura será tão grande que será vista do espaço. Por conta dos dias de sol do local, a fazenda será capaz de gerar 17-20 gigawatts de pico de energia.  

Assista o vídeo de apresentação do projeto

https://www.youtube.com/watch?v=vnhnYJ-Wav4
Vídeo no Youtube mostrando a apresentação do projeto inovador

A energia será transportada da Australia para Cingapura através de cabos submarinos de alta tensão.  O entendimento é que o projeto gere o total de 15% de toda a energia consumida por Cingapura. 15% equivale a um total de 3 milhões de residências em Cingapura. 

O projeto da fazenda de energia solar gigante possibilitará que Cingapura corte a emissão de até 11,5 milhões de toneladas de CO2 anualmente. O projeto deve começar a ser construído em 2023, com previsão de conclusão em quatro anos. 

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos