Menu
Início Como a realidade aumentada está auxiliando a Marinha na construção de novos navios

Como a realidade aumentada está auxiliando a Marinha na construção de novos navios

20 de fevereiro de 2023 às 18:31
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
fragatas Classe Tamandaré
Fragatas Classe Tamandaré (Foto/divulgação)

A Marinha do Brasil está liderando um projeto inovador na indústria naval sul-americana, com o objetivo de modernizar seus processos de produção de embarcações nacionais e reduzir o impacto ambiental. 

A Águas Azuis, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada por empresas como Thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa & Segurança e Atech, está desenvolvendo quatro embarcações de defesa equipadas com tecnologias avançadas que prometem aumentar a qualidade e a performance das fragatas Classe Tamandaré.

O grande destaque deste projeto é sua abordagem totalmente digital, pois elimina o uso de papel na linha de produção dos navios. Esta modernização permitirá maior fluidez, velocidade e performance nas embarcações, além de oferecer manutenção mais eficiente à saúde dos navios para as missões.

Artigos recomendados

As empresas envolvidas na parceria trabalham juntas para estabelecer bases sólidas para a exportação de produtos de defesa naval. Contudo, o foco principal do projeto é garantir a segurança das informações contidas nos documentos necessários à produção dos navios, uma vez que o sigilo é fundamental em projetos militares.

Além da Marinha do Brasil, vários países da América Latina também estão adotando novas tecnologias para modernizar seus processos produtivos na indústria naval. Em países como Chile e Peru, por exemplo, as autoridades navais estão investindo em software de gestão naval para melhorar os processos relacionados a construção, operação e manutenção dos navios. 

Também houve investimentos significativos em softwares que melhoram a segurança dos documentos relacionados às embarcações navais militares e civis. Os avanços tecnológicos na indústria naval brasileira têm sido fundamentais para dar mais competitividade às embarcações nacionais no mercado internacional. 

Desse modo, com essa transformação digital da linha de produção, os projetos navais brasileiros terão muito mais qualidade e segurança, sem comprometer a capacidade produtiva da Marinha do Brasil. O setor naval brasileiro tem um enorme potencial para crescer em termos de inovação tecnológica nos próximos anos, graças à parceria entre as principais empresas do ramo no país.

Mais de 1200 pessoas foram ajudadas pela Marinha em Cruzeiro do Sul com o Navio-Hospital.

A Marinha do Brasil, em parceria com o Governo do Estado do Amazonas e do Acre, vem realizando atendimentos em saúde às margens do Rio Juruá, nas cidades de Itamaraty, Carauari, Eirunepé, Ipixuna, Guajará, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Mâncio Lima.

No último sábado, 18 de fevereiro, o navio-hospital Dr. Montenegro recebeu a visita do Secretário da Casa Civil Jonathan Donadoni para reforçar o apoio do governo com este importante trabalho. O secretário destacou a relevância dos serviços prestados nestas regiões mais isoladas: “Os serviços aqui prestados são essenciais para garantir a saúde dos moradores”.

Durante sua visita ao Hospital da Criança e da Mulher na mesma ocasião, o titular da pasta ouviu as demandas mais urgentes e definiu estratégias para melhorar os serviços da maternidade. Até o momento já foram realizados 1.200 atendimentos em Cruzeiro do Sul e as equipes aguardam que o nível do rio suba para atender às populações de Marechal Thaumaturgo.

O governador Gladson Cameli tem dado grande importância à área de Saúde na gestão pública e acredita que este trabalho conjunto entre Governo Estadual e Marinha do Brasil é fundamental para garantir os direitos à saúde das populações ribeirinhas da Amazônia. O navio-hospital segue em operação até o próximo dia 30 de fevereiro.

Fonte: MARINHA DO BRASIL


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar