Wärtsilä, a multinacional fornecedora de equipamentos navais de embarcações e instalações offshore, vai lançar motor a combustão usando hidrogênio puro como combustível

Flavia Marinho
por
-
19-07-2021 08:57:05
em Indústria Naval, Portos e Estaleiros
Wärtsilä, - emprego - motor - hidrogênio - usina Trabalhadores em fábrica de motores Wärtsilä

Wärtsilä avalia 31 motores a gás para encontrar os parâmetros ideais para funcionar com hidrogênio puro e espera ter um motor e um conceito de usina capaz de funcionar com 100% de hidrogênio até 2025.

Wärtsilä, a multinacional de origem filandesa fornecedora de equipamentos navais para construtores, armadores e operadores de embarcações e instalações offshore, começou a testar seus motores de equilíbrio térmico usando hidrogênio puro e espera ter um motor e um conceito de usina capaz de funcionar com 100% de hidrogênio até 2025, o que permitirá a transição para sistemas de energia descarbonizados em todo o mundo.

Leia também

A previsão é que o hidrogênio verde cubra 13% da demanda global de energia até 2070, mas atualmente não há motores disponíveis comercialmente que possam usar o combustível efetivamente, o que poderia comprometer ambições globais líquidas zero.

Wärtsilä é agora pioneira em um programa histórico de testes para que seus motores a gás de equilíbrio sejam convertidos para usar hidrogênio puro como combustível.

Modificar motores de combustão a gás

O projeto em Vaasa, Finlândia, avaliará a tecnologia existente da Wärtsilä de 31 motores a gás para encontrar os parâmetros ideais para funcionar com hidrogênio. Atualmente, os motores a gás da Wärtsilä são usados para a geração flexível de energia de equilíbrio para sistemas de energia com altos níveis de energia renovável.

O hidrogênio verde, desenvolvido a partir de energia renovável por eletrólise, e combustíveis verdes à base de hidrogênio fornecerão armazenamento de energia de longa duração.

Eles trabalharão em conjunto com geração renovável e armazenamento de curta duração (como baterias de íons de lítio) para criar sistemas de energia seguros e completamente descarbonizados. De acordo com o modelo do sistema de energia Wärtsilä, só no G20 são necessários mais de 11.000 GW de energia eólica e solar para criar sistemas de energia 100% renováveis.

Será necessário 933 GW de capacidade de equilíbrio térmico neutro em carbono para permitir que essa quantidade de energia renovável seja incluída e estabilize esses futuros sistemas de energia. A capacidade de modificar motores existentes para usar combustíveis de hidrogênio e hidrogênio quando amplamente disponíveis é crucial para atingir metas globais de descarbonização.

Motor de combustão interna é uma tecnologia fundamental para permitir o crescimento da energia renovável

O motor de combustão interna é uma tecnologia fundamental para permitir o crescimento da energia renovável hoje, proporcionando a flexibilidade necessária para suportar a geração intermitente de energia eólica e solar.

Muitos países estão investindo em motores novos e altamente eficientes para apoiar a aceleração sustentável da energia renovável. Ser capaz de modificar motores no futuro para usar combustíveis neutros em carbono, como hidrogênio verde e combustíveis à base de hidrogênio verde, significa que as empresas de energia podem investir com segurança agora para permitir sistemas 100% renováveis exigidos até meados deste século, sem correr riscos de investir em ativos encalhados.

Håkan Agnevall, CEO da Wärtsilä, disse que “este é um momento histórico na transição energética global. As sociedades globais terão que investir bilhões na infraestrutura necessária para desenvolver hidrogênio verde, mas esse investimento depende de ter motores prontos para o mercado que possam funcionar com o combustível quando estiver disponível.”

“Nosso modelo mostra que uma quantidade significativa de equilíbrio térmico é necessária até meados deste século para alcançar a transição para energia 100% renovável. Ao desenvolver motores hoje que podem funcionar com hidrogênio amanhã, estamos preparando sistemas de energia para o futuro para se tornarem 100% renováveis até 2050.”

Negócios da Wärtsilä

O portfólio de balanceamento de rede da Wärtsilä, composto por usinas, sistemas de armazenamento de energia e gerenciamento de energia, gerencia eficientemente uma alta proporção de energia renovável. Também cria condições para produzir futuros combustíveis neutros em carbono que possam descarbonizar setores intensivos em energia, da energia à mobilidade.

Wärtsilä é um dos líderes mundiais na implantação de tecnologia de balanceamento térmico e armazenamento de energia. Oferece a flexibilidade essencial necessária para acelerar rapidamente a mudança global para sistemas de energia 100% renováveis.

Instalou um total de 74 GW de capacidade de usinas em 180 países ao redor do mundo, incluindo uma porcentagem crescente de equilíbrio térmico e mais de 80 sistemas de armazenamento de energia.

Os motores da Wärtsilä são capazes de atingir a carga total em dois minutos e atualmente podem funcionar com gás natural, biogás, misturas sintéticas de metano ou hidrogênio, com uma possibilidade de mistura de até 25% de hidrogênio já testado hoje.

Paralelamente, a Wärtsilä está testando motores para amônia e metanol, dois futuros combustíveis alternativos que apoiarão a descarbonização do setor marítimo e ajudarão a Organização Marítima Internacional a atingir sua meta de reduzir as emissões de GEE do setor em 50% até 2050.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.